Cinquenta e quatro estudantes do curso de Direito recebem grau em cerimônia especial referente a 2020.2, com transmissão pelo Youtube

publicado: 11/06/2021 11h25, última modificação: 11/06/2021 19h37
1 | 3
2 | 3
3 | 3

“Desejo continuar estudando e cursar o mestrado e doutorado. Sinto que ser pesquisadora é algo que me motiva e me transforma, quero usar minha profissão como instrumento de promoção e defesa dos direitos humanos das pessoas que mais precisam. Desse modo, recentemente, iniciei a especialização em Advocacia Feminista e o Direito da Mulher com o intuito de buscar mais conhecimento na área e ajudar no atendimento a mulheres e na formulação de políticas públicas para esse segmento”, relatou a formanda em Direito Jéssica Pereira dos Santos, que participou da Colação de Grau Especial do Curso de Direito, referente ao semestre 2020.2 da Universidade Federal do Maranhão, na tarde de terça-feira, 8, com transmissão pelo Canal Institucional da UFMA.

A trajetória da formanda Jéssica Santos pela Universidade foi marcada pela participaçãoe em vários espaços de pesquisa e estudo que foram oportunizados pela UFMA, como o Programa de Educação Tutorial (PET) Conexões de Saberes Direitos Humanos, Culturas e Subjetividades; Grupo de Pesquisa: Cultura, Direito e Sociedade; Programa Cidadão do Mundo, com intercâmbio cultural em Halifax, Nova Scotia, Canadá; estágios na Procuradoria Federal do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) – MA e no Núcleo de Prática Jurídica – Casa da Justiça da UFMA.

Sob a orientação do docente do Departamento de Direito (Dedir) Cássius Guimarães Chaj, a estudante Jéssica Pereira apresentou o seu Trabalho de Conclusão de Curso sobre a Migração Venezuelana no Estado do Maranhão e as políticas públicas de assistência e acolhimento ofertada aos migrantes. “Em 2020, fomos surpreendidos com uma pandemia, e, em meio a perdas e isolamento social, escrevi a minha monografia. No trabalho, também tratei sobre os impactos da pandemia para os refugiados e os desafios para um acolhimento eficiente, foi uma pesquisa muito desafiadora e gratificante”, explanou.

A cerimônia

Ao todo foram 54 estudantes que tiveram grau outorgado na cerimônia virtual, das turmas do turno matutino e noturno do curso de Direito da UFMA. Durante a solenidade, o coordenador do curso de Direito da UFMA, Ruan Didier Bruzaca Almeida Vilela, relatou que foi um dia de comemoração, pois vários lares do estado celebram o fechamento de um ciclo árduo, porém espetacular, em suas palavras. “Vocês estão sendo orgulho de seus familiares e amigos, reflexo do trabalho que vocês, formandos, tiveram durante estes cinco anos de formação. Hoje é um dia de parabenizações, mesmo diante de tantos problemas e vidas ceifadas em decorrência da covid-19. Comemora-se um festim de luz e esperança, com a entrega de profissionais prontos para concretizar as funções essenciais da justiça. A coordenação do curso de Direito da UFMA agradece a estada de vocês durante esses anos, vocês fazem parte de nossa história”, pontuou.

A coordenadora de estágio do curso de Direito da UFMA e paraninfa oficial da turma do turno matutino, Mônica Tereza Costa Sousa, comunicou que, diante de tantas dificuldades enfrentadas pela sociedade, em decorrência da pandemia, a solenidade é uma celebração de vitórias e esperança. “Este momento é muito significativo para vocês, formandos, mesmo esta cerimônia sendo realizada de forma remota. Parabenizo a cada aluno por ter concluído essa etapa, e vocês estão apenas no começo de uma trajetória profissional. E muito obrigada por ter sido lembrada e poder estar vivendo esse momento com vocês, formandos. Eu sempre costumo dizer que são os meus alunos que me motivam e que me fazem seguir adiante”, destacou.

Em seu discurso, o orador da turma do turno matutino e formando do curso de Direito, Rubens Vilhena de Sousa, lembrou a perda do discente do curso Ludgard Santos Ricci, que faleceu no dia 24 de maio. “Uma dor tamanha é perder um colega e companheiro de jornada, tamanha fonte de inspiração para nós. Um professor que, apesar de ter sua vida consolidada, buscava o sonho de se formar em direito. E, no meio de tantos jovens, lá estava presente, batalhando as mesmas batalhas e combatendo os mesmos combates. Hoje, o professor Ludgard não pode estar presente fisicamente conosco, mas o seu espírito de guerreiro, vencedor e mentor está presente em cada um de nós, nessa vida pós-bacharelado”, finalizou.

Assista na íntegra a Colação de Grau Especial do Curso de Direito:

Por: Allan Potter

Produção: Laís Costa