Notícias

VI Dcima debate as mudanças climáticas e oralidades Pan- Amazônicas a partir do dia 18 de setembro

publicado: 13/09/2024 14h58, última modificação: 16/09/2024 07h38
O evento ocorre no Auditório Setorial do Centro de Ciências Humanas (CCH), câmpus São Luís e inscrições seguem abertas até dia 18.
Colóquio Internacional Mídia e Discurso na Amazônia debate as mudanças climáticas e oralidades Pan- Amazônicas a partir do dia 18 de setembro

Entre os dias 18 e 20 de setembro, ocorrerá o VI Dcima - Colóquio Internacional Mídia e Discurso na Amazônia, com o tema “Mudanças Climáticas e Oralidades Pan-Amazônicas”. O evento tem por objetivo promover discussões partindo de estudos linguísticos, literários e interdisciplinares sobre as mudanças climáticas e sua influência na vida da população em geral e, em particular, dos povos da Amazônia. 

Segundo Mônica Cruz, docente do PGLetras-UFMA, a realização do VI Dcima possibilita um desenvolvimento de aprendizado, além da troca de conhecimentos entre os participantes: "O sexto Dcima tem por temática esse ano as ‘Mudanças Cimáticas e as Oralidades Pan-amazônicas’. A ideia do evento é trazer para as discussões acadêmicas as reflexões sobre os impactos que as mudanças climáticas estão gerando e podem gerar ainda mais sob o nosso planeta. Logo é uma iniciativa de grupos de pesquisa que estão envolvidos nesse grande evento com diversos professores de várias universidades. É entender o que está ocorrendo com nosso planeta, em nosso clima. É trazer questionamentos sobre o futuro que estamos construindo para as próximas gerações”, declarou a professora.

A programação do VI Dcima contará com mesas-redondas, conferências, palestras e minicursos, envolvendo a participação de professores e estudantes de diversas universidades para ampliar um encontro vasto das áreas do saber voltados a temática, como esclarece Mônica: “[Estamos] trazendo atividades como palestras, conferências com pesquisadores  nacionais e internacionais sobre o tema. Para mostrar ao público várias pesquisas que são desenvolvidas aqui no Maranhão a respeito dessa temática. Além de momentos em que a própria comunidade acadêmica e outros grupos sociais vão poder expor seus pontos de vistas. Assim, contribuir para uma reflexão ampla por meio das atividades propostas por um tema extremante sensível e importante'', sinaliza.  

A conferência de abertura terá mediação da convidada Ana Pizarro, da Universidade de Santiago do Chile e professora em Letras pela Universidade de Paris, sendo especialista em mais de cinquenta anos de atividade intelectual e em diversos temas.  Dessa forma, nessa edição, o colóquio propõe um diálogo entre pesquisadores e alunos de todas as regiões do Brasil sobre a importância de resguardar a vida de comunidades que mantêm uma relação íntima com a biodiversidade amazônica, possibilitando debates que demarcam a preservação da sua cultura por meio de narrativas orais.

Como participar

As inscrições para participar dos minicursos finalizam no dia 14 de setembro. Os cursos oferecidos possuem valores de taxa, distribuídos nas seguintes categorias: Oficina de Fotografia Criativa com Celular; Elaboração de Projetos Culturais para captação de recursos; Mulheres e sustentabilidade, Foucaulteando as margens: discurso, cidade e sujeito; Coragem da verdade como prática de liberdade; e Mulheres políticas na América Latina: fronteiras coloniais, territorialidades ancestrais.

As inscrições para participar como ouvinte do VI Dcima seguem abertas até o dia 18 de setembro. Para se inscrever, clique aqui.

O VI Dcima é uma iniciativa do Grupo de Pesquisa em Linguagem e Discurso (GPELD-UFMA-CNPq), Grupo de Pesquisa em Patrimônio Cultural (GPAC-UFMA-CNPq), Grupo de Estudo Mediações, Discurso e Sociedades Amazônicas (GEDAI-UFPA-CNPq), vinculados, respectivamente, aos Programas de Pós-graduação em Letras (PGLetras-UFMA), Programa de Pós-graduação em Cultura e Sociedade (PGCult-UFMA), Programa de Pós-graduação em Letras (PPGLetras-UFPA).

Confira a programação completa do VI Dcima acessando o site do evento.

 

Por: Camilla Fernanda

Revisão: Jáder Cavalcante

registrado em: