Vice-reitor realiza palestra no 18° Salão de Livros de Imperatriz sobre a importância da Universidade para o Maranhão

publicado: 10/10/2022 13h02, última modificação: 10/10/2022 14h20
O encontro foi realizado no domingo, 9, no Centro de Convenções e abordou a história da Universidade

A Universidade Federal do Maranhão marcou presença no domingo, 9, no 18° Salão do Livro de Imperatriz (Salimp), por meio da palestra ministrada pelo vice-reitor, Marcos Fábio Belo Matos, no Centro de Convenções de Imperatriz, com a temática “A importância da Universidade Federal do Maranhão no desenvolvimento do Maranhão”. O evento teve o objetivo de apresentar as vantagens que a Universidade trouxe para a região, como o impulsionamento na vida dos estudantes.

No decorrer do evento, foi apresentada a linha do tempo da Universidade, mostrando os momentos mais marcantes da história da instituição, como a criação da Faculdade de Ciências Econômicas, em 1965, assim como o processo de interiorização, em que se destaca o início das atividades em Imperatriz, em 1977, e como esse processo foi importante para o resultado obtido hoje.

Segundo o professor e vice-reitor Marcos Fábio, “a Universidade provoca e gera um desenvolvimento na cidade aonde ela chega”, em suas palavras. Com apenas 56 anos, a UFMA já oferta 113 cursos de graduação e 53 programas de pós-graduação, que contribuem diretamente na economia local.

O consultor André Luis Duarte, 21 anos, participou da palestra e demonstrou interesse em ingressar, em breve, na Universidade. “Estou estudando bastante para entrar e fazer parte dessa história com potencial para crescer muito mais. Eu não quero ficar fora”, destacou. Ele também ressaltou a importância da Universidade para o município e como isso ajuda a aumentar o número de diplomas e, consequentemente, gera aumento na renda de várias famílias.

A professora Teresa Bonfim ,graduada em Letras pela Universidade Estadual do Maranhão (Uema), salientou a importância de Imperatriz ter se transformado em um polo universitário e evidencia aspectos que trazem valor para a instituição. “A cultura, as ciências e artes presentes na Universidade servem para mostrar para o público jovem o valor de uma instituição de ensino superior, o valor da pesquisa, estamos no caminho do desenvolvimento e do autoconhecimento”, comentou Teresa Bonfim.

Por: Jessica Santos

Produção: Alan Veras