Vagas ociosas: quase 8000 inscritos concorreram às vagas disponíveis

publicado: 19/09/2023 13h08, última modificação: 19/09/2023 13h08
Vagas ociosas: quase 8000 inscritos concorreram às vagas disponíveis

O processo para preenchimento de vagas ociosas teve 7.750 inscritos para 42 cursos de graduação, nas cidades de Codó, Chapadinha, Imperatriz, Pinheiro, Grajaú, São Bernardo e São Luís. O seletivo ofertou 898 vagas para cursos de graduação e a seleção ocorreu com base no desempenho dos candidatos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), em uma das edições de 2010 a 2022.

O pró-reitor de Ensino da UFMA, Romildo Sampaio, se diz satisfeito e acredita que a qualidade dos cursos de graduação oferecidos pela universidade tenha sido um atrativo para a grande procura pelas vagas ociosas. “Ficamos satisfeitos mas não nos surpreende. Sempre ressalto a infraestrutura, os nossos projetos pedagógicos e, principalmente, nossos recursos humanos, um quadro de docentes titulados e produtivos. Então, esse é o maior atrativo: ter uma qualidade para oferecer para a sociedade que deseja ingressar em um dos nossos cursos de graduação”, afirmou Romildo Sampaio.

Desta vez, o processo seletivo ocorreu forma mais ampla, considerando as notas dos últimos 10 anos no Enem, o que também impactou no grande número de inscritos para concorrer as vagas disponíveis. Segundo Romildo Sampaio, ter adotado outras alternativas para a seleção, ampliando o alcance, foi um fator determinante para o número de interessados.

“Ter criado alternativas adicionais em relação ao processo tradicional, principalmente ao Sisu, que alcançasse pessoas que não necessariamente só tivessem a nota do último Exame Nacional do Ensino Médio para ingressar nos cursos de graduação. Como nós abrimos um quantitativo muito grande vagas e cursos, que estavam aptos a receberem novos alunos, e permitimos que os alunos pudessem usar as notas do Enem dos últimos 10 anos, a gente, claro, ampliou o leque dos possíveis atingidos. Então, a inovação de fazer um processo que não considerasse somente o último Enem talvez tenha sido o principal fator para que a gente pudesse ter essa procura muito grande, que nos deixa muito satisfeitos”, explicou o pró-reitor.

Por: Ingrid Trindade