ARRAIAL DO IPEM

Universidade FM, TV UFMA e Rádio Timbira fecham transmissão do São João do Maranhão

publicado: 14/06/2024 15h23, última modificação: 14/06/2024 15h23
Equipes das emissoras se unem em parceria institucional em prol da cultura maranhense

A Universidade FM e a TV UFMA, por meio da Superintendência de Comunicação e Eventos da Universidade Federal do Maranhão (SCE-UFMA), fecharam parceria com a Rádio Timbira para a transmissão do São João do Maranhão, direto do Arraial do Ipem, no bairro Calhau, em São Luís.

A parceria institucional vem sendo costurada entre as diretorias das emissoras e a Secretaria de Estado de Comunicação (Secom) do Governo do Maranhão desde o mês de maio, traçando metas e compondo articulações para um dos momentos mais esperados em termos culturais e festivos do nosso estado: o São João.

As três equipes (Universidade FM, TVUFMA e Rádio Timbira) estão nos últimos ajustes para o início da mega transmissão, a partir desta sexta-feira, às 20h, seguindo, sempre de quinta a domingo, até o dia 14 de julho.

A animação, bastidores e peculiaridades do período junino ficam por conta dos apresentadores, repórteres, produtores e equipes técnicas, em um pool com ares de ineditismo em relação às emissoras públicas e de cunho educativo do estado do Maranhão.

“É uma parceria fundamental para ampliar a transmissão, os dados, a informação, a cultura, todos aqui do Estado do Maranhão. Nós sabemos que é uma festa importante, de destaques regional e nacional. As emissoras públicas e, principalmente, educativas, como a Rádio Universidade e a TV UFMA têm essa missão de levar informação cada vez mais com qualidade, de cunho educativo, informativo e cultural", diz Josie Bastos, diretora-executiva da 106.

Ela ainda ressalta o alinhamento com o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Comunicação e da Superintendência de Comunicação e Eventos.

"É o público que vai ganhar, com mais canais de transmissão, uma audiência cada vez mais cativa, com todos os nossos profissionais, recebendo pessoas no estúdio, fazendo entrevistas e coletando informações. Nós temos só a ganhar com isso. Eu fico muito feliz com essa parceria. A população ganha, a Universidade Federal do Maranhão ganha, o Governo do Estado ganha, ou seja, todos nós ganhamos", diz Josie.

Já a diretora geral da Rádio Timbira, Maria Spindola, exalta a qualidade do que será levado ao ar em cinco semanas de trabalhos intensos.

"Muito importante essa união de veículos públicos para mostrar a nossa diversidade cultural, para divulgar o nosso São João maravilhoso. Tenho certeza que será uma transmissão linda, envolvendo profissionais dedicados e de alta qualidade. Pra mim, uma honra muito grande fazer parte desse momento da história da radiodifusão maranhense", diz a jornalista.

Para esse momento, que marcará o nicho de comunicação local, cerca de 40 profissionais centralização trabalhos pelo canal da Rádio Timbira, emissora do Governo do Estado que acabou de migrar do espectro AM para o FM, com esforços capitaneados pelo secretário de Comunicação, Sérgio Macedo, alinhado à visão do governador, Carlos Brandão, entusiasta da comunicação estadual.

A professora Cecília Leite, diretora da TV UFMA, também fala do clima de entusiasmo e satisfação.

“Para a gente é uma satisfação muito grande poder, pela primeira vez, enquanto TV UFMA, participar desse pool de emissoras, onde nós vamos ajudar a divulgar a nossa festa maior, que é o nosso São João. A equipe da TV UFMA está extremamente entusiasmada, estão tecnicamente todos alinhados, para que a gente possa fazer a melhor cobertura, para levar para o Estado, para o país e para o mundo, via redes sociais, o melhor que a gente tem para oferecer em termos de festejo junino, e como o Governo fala, é o maior São João do mundo”, diz Cecília.

Já o superintendente de Comunicação e Eventos da UFMA, Pablo Monteiro, reforça a missão da UFMA nos objetivos de ensino, pesquisa e extensão.

“Olha, nós temos uma TV e uma rádio que são referências local e nacional. É de suma importância para a UFMA, porque forma profissionais e manifesta o apoio à cultura local. A TV é a terceira maior, a terceira TV pública mais assistida na plataforma Eduplay. Então, isso significa uma projeção nacional e internacional também para a nossa cultura local, para as nossas manifestações culturais. E a rádio já tem toda aquela tradição que todo maranhense conhece e que também é ouvida nacional e internacionalmente. Então, isso ajuda muito a divulgar o nosso Estado”, comemora, Pablo.

Para o coordenador de Núcleos da Universidade FM, Paulo Pellegrini, trata-se da valorização da cultura maranhense, ou seja, uma verdadeira transmissão dos saberes, religiosidade e espírito do povo maranhense.

"A Universidade FM se sente muito orgulhosa de mais uma vez participar da transmissão do Arraial do Ipem, numa transmissão conjunta com a Timbira, com a TV UFMA. É um momento muito importante não só para a comunicação do nosso estado, em que três emissoras de caráter público se juntam para levar a melhor informação, para levar cultura, entretenimento, com profissionais altamente gabaritados para todo o seu público, mas também é importante para a cultura do estado, como uma forma de fortalecimento dessas manifestações culturais, por meio de emissoras tão prestigiadas e de tamanha credibilidade", conclui o jornalista.

SERVIÇO:
Cobertura São João do MA