Notícias

Universidade FM recebe atores e atrizes nacionais do espetáculo “Os Mambembes”

publicado: 01/11/2024 16h21, última modificação: 01/11/2024 16h37
Universidade FM recebe atores e atrizes nacionais do espetáculo “Os Mambembes”

A Universidade FM recebeu, nesta na sexta-feira, 1º, o elenco da peça “Os Mambembes”, que estreia em São Luís neste domingo, 3, na Praça das Mercês, Centro Histórico.

O espetáculo é uma adaptação da obra de Artur Azevedo, com grandes nomes da dramaturgia brasileira, quatro deles, entrevistados em um dos programas de maior sucesso da 106: o “Santo de Casa”. A apresentadora, Gisa Franco, recebeu Deborah Evelyn, Orã Figueiredo e Cláudia Abreu, além do músico Caio Padilha.

“É puro teatro e é muito circense, porque é na praça, então, é para fora, é para o público. A gente interage, eu faço números de plateia, por exemplo, falo com o espectador, falo com as pessoas”, disse o ator carioca, Orã Figueiredo, sobre o aspecto circense e a interação com o público proporcionados pelo espetáculo.

Esse aspecto de ligação com o público é essencial para a peça. Em “Os Mambembes”, seis atores e um músico viajam pelo Brasil, transformando a praça pública em espaço teatral, com apresentações gratuitas.

O ônibus que utilizam é um transporte, mas também cenário, e o texto que encenam e discutem, é baseado na comédia “O Mambembe”, de 1904, escrita pelo maranhense Arthur Azevedo.

“Assim que o Emílio (diretor) me convidou, no texto que ele estava formatando, as músicas originais tinham saído, então, ele falou que queria começar do zero, pensar na musicalidade, porque esse espetáculo não é um musical em gênero, mas tem uma musicalidade necessária. As pessoas precisam tocar e cantar. E a gente pega do zero, não usamos a pegada musical da peça original. Trazemos para a nossa mistura brasileira, para esse universo que é nosso”, disse Caio Padilha.

A peça é dirigida por Emílio de Mello e Gustavo Guenzburger, e, depois da apresentação, em São Luís, no domingo, tem apresentações nos municípios maranhenses de Santa Inês (6 de novembro) e Açailândia (9 de novembro), além de apresentações no estado do Pará, que vão de 13 de novembro a 8 de dezembro.

O coordenador de produção da Universidade FM, Rildo Côrrea, comentou a participação do elenco da peça, na emissora da UFMA e FSADU. “Foi muito produtiva a participação do elenco, porque eles estão trazendo para o público maranhense uma estreia nacional de um espetáculo que é baseado em uma obra de Arthur Azevedo. Assim, eles trazem um pouco da nossa cultura para o nosso público, além de levar a nossa cultura, a grande contribuição literária desse nosso conterrâneo para outras cidades do Maranhão, para outros estados do Brasil. Trazê-los para o “Santo de Casa” foi muito coerente, porque esse programa, digamos, é um guardião da cultura maranhense, em que a gente incentiva a produção local, cultural, de artistas de diferentes segmentos, então é enriquecedor”.

O “Santo de Casa” vai ao ar de segunda a sexta, às 11h, na 106,9 FM.

Por: Theophilo Moraes/Universidade FM

Fotos: Kariny Ribeiro

Revisão: Jáder Cavalcante

registrado em: