Universidade FM prepara cobertura dos Jogos Olímpicos de Paris 2024

publicado: 20/05/2024 13h07, última modificação: 20/05/2024 17h56
Um dos produtos será o Momento Olímpico, produção do curso de Comunicação Social da UFMA
Universidade FM prepara cobertura dos Jogos Olímpicos de Paris 2024

A Universidade FM começa a direcionar a cobertura jornalística voltada para as Olímpiadas Paris 2024. Além do programa esportivo da emissora, Apito Inicial, aos sábados, 11h, com Heraldo Moreira e Maysa Pestana, e o comentário esportivo, com Paulo Pellegrini, às terças e sextas, no Jornal Rádio Universidade, também entrará no raio de ação da 106 uma produção do Departamento de Comunicação Social da Universidade Federal do Maranhão (UFMA).

A iniciativa vai levar aos ouvintes uma série produzida por alunos de Rádio e TV, projeto capitaneado pelo docente substituto Saylon Sousa.

O Momento Olímpico tem previsão de estreia para 12 de julho, 15 dias antes do início das Olimpíadas de Paris (França). Um detalhe importante é que, durante os Jogos, os alunos do professor Sylon seguirão colaborando com a Rádio, na produção de boletins diários, notícias e perspectivas sobre os dias de competição, no Jornal Rádio Universidade, que vai ao ar de segunda e sexta, às 7h10, com apresentação de Adalberto Júnior e Maira Nogueira.

O projeto é um produto idealizado para as disciplinas “Produção para Mídia Sonora” e “Locução, Narração e Interpretação para Áudio e Vídeo”, ministradas por Saylon Sousa.

A série foi pensada a partir da técnica do storytelling, com 30 episódios, de duração máxima de três minutos, contando um fato marcante das edições anteriores dos Jogos Olímpicos da Era Moderna. Entre as abordagens, estão as grandes conquistas do Brasil, histórias de vitória e superação de atletas mundialmente renomados, além de curiosidades sobre a época em que cada edição olímpica foi realizada. O material conta com narração envolvente e recursos sonoros ilustrando os fatos narrados.

“Poder trazer para o público da Rádio Universidade FM uma produção tão elaborada sobre um dos principais eventos esportivos do planeta, mostra o quanto o Curso de Rádio e TV consegue, já nos anos iniciais de formação, preparar os estudantes para os desafios de gestão de conteúdo e formatos de mídia que se encontram presente nos dias de hoje no mercado”, diz, o professor Saylon, que também lembra de direcionamento da série para o streaming.

A iniciativa envolve cerca de 25 estudantes, produzindo durante todo o período letivo 2024.1, previsto para encerramento no dia 12 de julho.

“Bom, o Momento Olímpico é uma ideia bastante interessante, de dar visibilidade aos grandes momentos da história das Olimpíadas Modernas. Um caráter bastante informativo neste período prévio de expectativa para o início de mais uma Olimpíada, Paris 2024, que, para nós, particularmente, é uma Olimpíada com muita expectativa pela participação da maranhense Raissa Leal como uma das favoritas no skate. Claro, além de todas as outras modalidades de que o Brasil vai participar. E também a importância dessa iniciativa como mais um canal de diálogo entre a Rádio Universidade e o Departamento de Comunicação”, disse, o coordenador de Núcleos da 106, Paulo Pellegrini.

"Quando a Rádio Universidade dá esse espaço, ela consolida essa importância na formação de técnicos, professores e alunos, para os diferentes gêneros e formatos de produção sonora, e, certamente, todos nós, a Rádio e Departamento de Comunicação, temos a ganhar com isso”, conclui, a diretora executiva da Universidade FM, Josie Bastos.

Por: Rádio Universidade