Universidade FM integra pesquisa sobre atuação de mulheres no rádio

publicado: 26/06/2024 14h22, última modificação: 26/06/2024 14h22
Pesquisa é realizada por professora do curso de Jornalismo e do PPGCOM da UFMA, Câmpus Imperatriz
Universidade FM integra pesquisa sobre atuação de mulheres no rádio

A professora Izani Mustafá, do curso de Jornalismo e do Programa de Pós-Graduação em Comunicação (PPGCOM) do Centro de Ciências de Imperatriz da Universidade Federal do Maranhão, visitou a sede da Rádio Universidade FM na manhã dessa terça-feira, 25, para entrevistar a equipe feminina da emissora.

As entrevistas vão integrar a pesquisa de campo “Vozes, Memórias e Histórias de Mulheres nas Rádios do Maranhão”. O estudo é um mapeamento sobre as profissionais femininas das rádios maranhenses e conta com a participação da também pesquisadora e professora da UFMA de Imperatriz, Naiane Brito.

Sobre a visita à rádio e o mapeamento que está realizando, Mustafá comentou: “Nesse momento, viemos a São Luís pois aqui tem um grande número de rádios e estamos entrevistando mulheres com essa experiência profissional para conhecer suas realidades, porque nosso objetivo é dar visibilidade a elas. A gente sabe que a presença feminina sempre existiu no rádio, mas essas histórias não aparecem nas pesquisas acadêmicas”, pontuou.

A professora compartilhou também que o projeto faz parte de uma pesquisa coletiva nacional, feita em parceria com colegas pesquisadoras da Universidade Federal de Santa Catarina, que também tiveram a visão de que a história das mulheres não estava narrada neste âmbito, nem em livros ou artigos científicos.

“A gente faz parte dessa pesquisa nacional também, que é para dar reconhecimento a elas, que também tiveram papéis de suma importância. Agora, por exemplo, entrevistamos a Maíra [Nogueira], que começou como operadora, virou locutora e tem um perfil maravilhoso e uma presença desde a década de 80", contou.

Para Maíra Nogueira foi importante a participação nesse projeto. "Achei válido esse registro onde as mulheres são protagonistas na construção da história do rádio", avaliou.

Além da locutora Maíra Nogueira, a pesquisadora conversou com a professora do Departamento de Comunicação Social da UFMA e diretora da Universidade FM, Josie Bastos, e com a coordenadora de programação, Maud Rebelo.

A professora Izani Mustafá ainda observou a importância da Universidade UFMA para o Maranhão. "Então, como a gente sabe que a Rádio Universidade tem muitas mulheres trabalhando, fizemos questão de vir por ser uma rádio educativa e de muita importância, não apenas em São Luís, mas no Maranhão como um todo”, finalizou.

A docente colabora com a 106, ao coordenar o programa “Ôxente”, produzido por estudantes da disciplina de radiojornalismo do Câmpus de Imperatriz. O projeto rendeu aos estudantes premiações na Expocom 2024, no Rio Grande do Norte.

O programa Ôxente é veiculado na emissora às terça e quintas-feiras, das 10h45 às 11h.

Por: Rádio Universidade FM