Notícias

UNIVERSIDADE FM inicia atividades em novo estúdio de gravação

publicado: 11/03/2024 14h01, última modificação: 11/03/2024 15h58
Nova estrutura está formatada para produção de videocasts e podcasts
UNIVERSIDADE FM inicia atividades em novo estúdio de gravação

A Universidade FM iniciou a produção de podcasts e videocasts no novo estúdio de gravação, adaptado para esses formatos, dando uma guinada nas atividades da emissora da Universidade Federal do Maranhão e Fundação Sousândrade, que, neste ano, completa 38 anos de atividades radiofônicas na FM maranhense. 

A diretora executiva da 106, Josie Bastos, tem se empenhado em pôr em prática um plano de atualização e oferta de novos formatos aos ouvintes tradicionais e aos seguidores nas redes sociais. Um exemplo disso é a reestruturação do estúdio de gravação. 

“O estúdio para videocast e podcast na Rádio Universidade é uma aposta para que a gente possa produzir conteúdos mais específicos, direcionados a grupos e instituições, obviamente, que sejam de caráter educativo, informativo, cultural, que é a essência, a missão, da Rádio Universidade. A gente transformou um local que já era de gravação, e conseguimos transformar em um espaço esteticamente alinhado com uma proposta audiovisual de podcast e videocast”, disse Josie Bastos. 

O estúdio de gravação, que conta com um “aquário”, sala com isolamento acústico e sala de edição, foi repaginado, estando equipado agora com mais alguns equipamentos, câmeras, microfones, iluminação e monitor de TV. 

“O trabalho está sendo realizado com poucos recursos e que já existiam da rádio, mostrando que é possível, com base na criatividade, determinação e competência das pessoas, fazer, e muito bem-feito. O resultado disso tudo tá aí”, comemorou a diretora executiva. 

A repaginação do estúdio está sendo executada pelo coordenador técnico da rádio, Álvaro Júnior, também contando com a participação de outros profissionais, como Rogério Henrique. 

“No primeiro momento, a gente trabalhou a parte da acústica, já que o piso era reflexivo. A gente colocou o carpete para amortizar algumas frequências e depois partimos para a iluminação, que é o principal para um podcast. Trabalhamos na ação direta, a iluminação indireta com o softbox, instalamos LEDs amarelos nas paredes, para dar uma rebatida no branco, e ainda embaixo da mesa. Estamos trabalhando agora com os microfones e as câmeras, para vários enquadramentos”, explicou Álvaro. 

E a professora Josie complementa: “contamos com o trabalho de um excelente diretor de fotografia, que projetou tudo diante das nossas demandas, das nossas necessidades e possibilidades. Obviamente, a gente fez isso por etapas, de uma forma muito competente e criativa, trabalhando com os poucos recursos que já existiam da rádio, fazendo então essa transformação”, disse Josie.

Novidade

A Universidade FM deve lançar em breve os primeiros resultados desse trabalho inicial da nova direção da emissora. De entrada, o mês de março já vai contar com o “Fala, Reitor!”, - um drops de entrevistas com o gestor da UFMA, Fernando Carvalho. A proposta é estabelecer um canal de comunicação entre a reitoria e a sociedade, sobretudo a comunidade acadêmica, de forma leve, porém objetiva, com informações e novidades da direção da Universidade. Esse material também vai contar com uma versão em vídeo para as redes sociais da 106. 

Outra aposta é o Rádio Ciência Entrevista, uma versão bate-papo do programa científico original da Universidade FM, que está prestes a completar 30 anos no ar, idealizado pelo jornalista e professor, Franklin Douglas. 

“A gente está começando a receber novamente professores, superintendentes, aqui, na Rádio, para mostrar a estrutura. A ideia de um estúdio de videocast e podcast é justamente isso: é pensar em novas formas de produção de conteúdo, melhorar, ampliar para mais parceiros, a comunidade acadêmica, usufruir esse espaço, pensando em atividades e projetos de extensão. Então, eu penso que todos vão ganhar, e uma das apostas também é ampliar a nossa programação e fortalecer o jornalismo. Essa fala do reitor com a comunidade eu acho muito importante, pois ele vai responder a perguntas da comunidade acadêmica, então, ele vai estar aqui conosco, uma vez por semana, fazendo isso e outros projetos. E, para ampliar a divulgação científica, vamos ter o Rádio Ciência em formato de entrevista”, reforçou Josie Bastos. 

O Rádio Ciência continua na programação, com formato tradicional, exibindo reportagens e curiosidades relacionadas ao mundo científico, diário, de segunda a sexta, às 8h e às 14h. Já o Rádio Ciência Entrevista deve ter periodicidade semanal, de 10 a 15 minutos de entrevista.

Por: Universidade FM

Revisão: Jáder Cavalcante 

registrado em: