Notícias
Universidade Federal do Maranhão e a Universidade de Coimbra promovem Simpósio Internacional sobre Sistemas de Justiça
O "Simpósio Internacional sobre Sistemas de Justiça”, promovido pelo Programa de Pós-Graduação em Direito da Universidade Federal do Maranhão (Ppgdir-UFMA) e a Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra (Fduc), foi realizado no dia 22 de outubro no Colégio da Trindade, em Coimbra, tendo como temática “Direito e Instituições do Sistema de Justiça na Península Ibérica, América Latina e África Lusófona".
Além de fortalecer a cooperação acadêmica, a troca de conhecimentos e o desenvolvimento de soluções para questões de interesse comum entre a Ppgdir-UFMA e a Fduc, o evento promoveu um fórum de discussão qualificado sobre desafios e inovações nos sistemas de justiça, especialmente nas áreas de saúde e direitos humanos, com enfoque em países lusófonos da Península Ibérica, América Latina e África.
A importância das parcerias acadêmicas
O Simpósio ofereceu um espaço para discutir as dificuldades enfrentadas pelos sistemas de justiça, com ênfase em temáticas transversais como saúde e direitos humanos. Nesse sentido, o foco também é atribuído a soluções colaborativas para problemas comuns aos países lusófonos. Segundo Paulo Roberto Barbosa Ramos, coordenador Ppgdir, o evento foi fundamental na propagação de debates de alto nível e na aproximação acadêmica entre pesquisadores e profissionais do direito das nações envolvidas.
Nesse contexto, Paulo Roberto cita a comissão organizadora e a satisfação com os resultados do evento. “A comissão organizadora expressa grande satisfação com o êxito do evento, que superou expectativas ao reunir especialistas renomados para discutir temas de relevância global, como a modernização dos sistemas de justiça e os desafios contemporâneos nas áreas de saúde e direitos humanos”, afirmou.
A comissão organizadora alcançou a meta de um espaço colaborativo que promovesse trocas significativas de ideias e expandiu as oportunidades de futuras colaborações. Paulo Roberto pontua a qualidade das apresentações e o envolvimento dos participantes. “A qualidade das apresentações e o engajamento dos participantes confirmaram a importância do evento, que certamente contribuirá para o desenvolvimento de soluções conjuntas e o aprimoramento das práticas judiciais nos contextos discutidos”, finalizou.
A programação foi destinada para acadêmicos, pesquisadores, estudantes de direito, profissionais atuantes nos sistema de justiça – magistrados, advogados, promotores, defensores públicos e servidores judiciais, além de especialistas e interessados nas áreas de saúde e direitos humanos.
Por: Aline Vitória
Fotos: divulgação
Revisão: Jáder Cavalcante