SIMPÓSIO EM CHAPADINHA E SÃO BERNARDO

Universidade digital: investimento em tecnologia da informação promove economia e sustentabilidade

publicado: 27/04/2023 17h42, última modificação: 27/04/2023 19h08

Acesso à informação, avanços em infraestrutura, economia de tempo e desburocratização do ensino por meio do investimento em tecnologia digital nos câmpus da Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Esse e outros pontos fizeram parte da palestra do Superintendente de Tecnologia da Informação da Universidade, Anilton Maia.

Um dos destaques nos avanços elencados pelo Superintendente estão o investimento em equipamentos modernos, além da cobertura de wi-fi em todos os câmpus por meio do projeto Eduroam, que é associado à rede nacional de pesquisa e implantada em todas as universidades federais, com 100% de cobertura, acessado por toda a comunidade acadêmica.

“A pedido do reitor, fizemos projetos de sala de videoconferências inovadoras, com TV de 75 polegadas, equipamentos com som em 3D, captura de câmera de forma automática. Temos também o projeto na área de wi-fi em todos os câmpus que têm 100% de cobertura para ter acesso total por parte de discentes, técnicos-administrativos e docentes, podendo ser acessado também em outras 170 instituições espalhadas pelo mundo”, pontou Anilton Maia.

Outro avanço importante diz respeito ao andamento do plano diretor de tecnologia da informação: “Mostramos os avanços em todas as áreas e as entregas, tanto de sistemas quanto de infraestrutura e governança de TI, associando as entregas a todas as demandas que a comunidade Universitária tem colocado para a área de tecnologia da informação”, concluiu.

Em números, a UFMA, com investimento na área de TI, preservou 846 árvores por ano; menos 8 milhões de páginas impressas por ano; redução na produção de 44,46 toneladas de CO², entre outros progressos que vão além da estrutura física local.

Linha do tempo da Universidade Digital:

2019: ferramentas colaborativas, pedido da SEI e outras corporações;

2020: Inclusão Digital: inovações e corrida das contratações da TI;

2021: Expansão de infraestrutura, sistemas, SEI e transparência ativa;

2022: Plano Diretor de TI, segurança da informação, capacitação, PGD e transformação digital em massa;

2023: Nova era dos SIGS, progressão, diploma digital e integração governo.

Infraestrutura em números:

+ 20.600 atendimentos e suporte aos usuários da Universidade em dois anos de implantação.

97% nível de satisfação do usuário.

94,61% taxa de atendimento.

Por: Aline Alencar

Fotos: Aline Alencar