UNITI realizará, nessa sexta-feira, 1º de outubro, o Encontro Virtual em Homenagem ao Dia do Idoso, pelo Canal Institucional da UFMA no Youtube

publicado: 30/09/2021 12h02, última modificação: 30/09/2021 22h57

Para celebrar o Dia Internacional do Idoso e respeitando as medidas de isolamento social, a Universidade da Terceira Idade (Uniti) da UFMA promoverá, nessa sexta-feira, 1º de outubro, o Encontro Virtual em Homenagem ao Dia do Idoso, em transmissão no Canal Institucional da UFMA no Youtube. O evento contará com a presença do reitor Natalino Salgado; da pró-reitora de Extensão e Cultura, Zefinha Bentivi; do vereador Raimundo Penha; e da educadora e terapeuta corporal Maria Amélia Araújo Reis, que tem experiência de 18 anos como professora da Uniti.

Atualmente, o público da terceira idade cada vez mais tem procurado as instituições de ensino superior: de acordo com censo realizado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), entre os anos de 2013 e 2019, houve um aumento de 46,3% nas matrículas de pessoas da terceira idade na educação superior.

No Maranhão, esses números também aumentaram muito com a colaboração da Universidade da Terceira Idade, projeto desenvolvido desde outubro de 1995 em parceria entre a Universidade Federal do Maranhão, Universidade Estadual do Maranhão (Uema), Secretaria de Estado de Administração e Previdência Social (Seaps) e o Serviço Social do Comércio (Sesc).

A Uniti, que é um projeto de extensão da Pró-Reitoria de Extensão da UFMA e tem como público-alvo pessoas acima dos 50 anos de idade, iniciou suas atividades em março de 1996, por meio do Curso de Formação Continuada, com duração de um ano e carga horária de 280 horas, com uma metodologia dinâmica e com atividades socioeducativas, esportivas, culturais e de lazer.

O objetivo para a criação da Universidade da Terceira Idade foi oferecer à população idosa a prática de atividades para fortalecer a participação social e política, assumir conscientemente o processo de envelhecimento e aproveitar o pleno exercício de sua cidadania, criando condições para o resgate da autoconfiança e da autoestima. Desde então, aproximadamente 2.600 alunos já foram atendidos.

As aulas são ministradas de forma expositiva, com diálogos por meio de técnicas de estudo ativo, seminários, encontros, palestras, oficinas, exposições, excursões e dinâmicas de grupo, tudo com a utilização de recursos didáticos. Em 2021, as aulas, para os 120 alunos matriculados, foram realizadas exclusivamente de forma virtual por conta da pandemia.

De acordo com o chefe da divisão da Uniti, Jadir Machado Lessa, o projeto tem sido muito positivo aos alunos: “Os participantes deste projeto têm demonstrado, ao longo dos anos, um grau de satisfação excelente em relação às atividades desenvolvidas, uma vez que se tornam politizados e conhecedores dos seus direitos e deveres, fato evidenciado pela demonstração do aperfeiçoamento e crescimento individual e social de cada participante”.

Para ingressar na Uniti, o interessado passa pelo “Seminário Preparatório para Ingresso”, que tem por objetivo informá-lo sobre o Curso de Formação Continuada e conhecer, pela aplicação de questionários de sondagem, suas necessidades e expectativas.

Para mais informações, acesse o site da Uniti. Acesse também o Canal Institucional da UFMA no Youtube para acessar a transmissão do evento.

Programação do Encontro Virtual em Homenagem ao Dia do Idoso:

• Abertura – 8h30 às 9h

Dra. Josefa Melo Bentivi