Uniti realiza tradicional batismo do Boi Novilho de Luz

publicado: 14/06/2024 09h50, última modificação: 14/06/2024 09h51
Uniti realiza tradicional batismo do Boi Novilho de Luz

Em uma celebração vibrante e repleta de simbolismo cultural, a Universidade Integrada da Terceira Idade (Uniti) realizou, na terça-feira, 11, a bênção do Boi Novilho de Luz, um evento que marca o início das festividades juninas no Câmpus da UFMA de São Luís. A cerimônia, que teve início às 15h no Hall do Prédio Castelo Branco (Castelão), reuniu alunos, padrinhos, madrinhas e entusiastas da cultura maranhense em um ato de renovação e valorização das tradições locais.

Fundado em 2017 por Marly Abdalla com o apoio da Uniti, o Boi Novilho de Luz não é apenas um grupo folclórico; é um símbolo de resistência cultural e integração social. A iniciativa busca proporcionar aos idosos um espaço de participação ativa nos arraiais da cidade, promovendo o acesso à cultura popular maranhense e fortalecendo os laços comunitários.

A bênção do boi, que popularmente é chamada de batismo, é um momento de grande significado. Com trajes típicos e adereços coloridos, os brincantes se reuniram em torno do boi para assistir ao ritual, conduzido pelo padre Heitor Moraes, que dá início oficial às atividades do grupo nas festividades juninas. É um momento em que a comunidade reafirma seu compromisso com a preservação das tradições culturais e com a promoção da alegria e do espírito festivo que caracterizam o São João no Maranhão.

A Pró-reitora de Extensão e Cultura da UFMA, Zefinha Bentivi, destaca o valor cultural do evento. “É cultura maranhense e raiz. Bumba meu boi é uma manifestação raiz da nossa cultura, e é muito gratificante que nós da Universidade tenhamos essa manifestação realizada pelos idosos que fazem a Uniti”.

Rafael Lima, chefe de divisão da Uniti, enfatiza a importância do resgate cultural nas atividades desenvolvidas com os idosos.“É um momento de resgate cultural, é um momento de socialização, em que a gente realmente tira o nosso idoso da zona de conforto para que ele possa de fato socializar, para que ele possa de fato brincar, sair de casa, para que ele possa descobrir novas possibilidades”, ressalta.

O vereador de São Luís Raimundo Penha, pontua o compromisso com a inclusão e o respeito, como uma manifestação que começa nas ruas e reúne toda a população.  "A nossa cultura é uma cultura popular e deve ser uma cultura parar incluir e não para excluir determinados segmentos. É uma manifestação que começa nas ruas, então  deve ser acessível a crianças, adolescentes, pessoas com deficiência e os nossos idosos. E aqui, o boi novilho de luz da Uniti está dando esse recado, que o idoso tem direito a cultura, ao lazer, a educação e tem direito de se divertir da forma que quiser e eu fico feliz de incentivar pois não é uma brincadeira qualquer, é uma brincadeira que leva uma mensagem para o futuro", salienta.

Raimunda Pinheiro, integrante da Uniti desde 2015, expressou de forma contagiante sua alegria em fazer parte do evento. "A gente se sente jovem, pois a juventude nunca saiu da gente. Me sinto uma jovem de 18 anos, tanto que estou pulando aqui".

Batismo do Boi Novilho da Luz UNITI - 11.06.2024

Para o brincante Gentil Carvalho, que participa do grupo desde 2016, a brincadeira faz parte da cultura maranhense e integra o público idoso de forma significativa. “Participar do boi da Uniti é saúde, divertimento. Desde 2016 pra cá eu nunca larguei, meu prazer é vir e compartilhar um pouco do meu saber, da minha dança. com os meus amigos. Se não fosse a Uniti, esse pessoal estaria largado, sem saber o que fazer. Batizamos hoje e agora nós vamos correr por todos os arraiais, principalmente nas casas de saúde, com muita alegria”, comenta a brincante.

A importância deste evento transcende o âmbito da festividade. Representa uma ponte entre gerações, onde o saber ancestral é transmitido e celebrado, e onde os idosos encontram um espaço para expressar sua vitalidade e criatividade. O Boi Novilho de Luz, com suas músicas, danças e encenações, leva aos arraiais da cidade a energia contagiante do São João, demonstrando que a cultura popular é um patrimônio vivo e dinâmico, capaz de incluir e encantar pessoas de todas as idades.

A Uniti reforça seu papel fundamental na promoção da inclusão social e no enriquecimento cultural da comunidade. O Boi Novilho de Luz, agora abençoado e pronto para as festividades, é um testemunho vivo de que as tradições culturais do Maranhão continuam a ser um elo poderoso de identidade e coesão social.

Por: Janayna Sousa

Produção: Sarah Dantas