União institucional entre a UFMA, EMAP, Fundação Josué Montello e Vale viabiliza ações para o projeto 200 anos de Imprensa do Maranhão

publicado: 19/07/2021 17h33, última modificação: 02/08/2021 11h38
Parceiros 200 anos da imprensa no Maranhão.jpg

Contar dois séculos de história da imprensa maranhense é uma missão ambiciosa que surgiu como um tributo ao primeiro jornal fundado na cidade de São Luís – O Conciliador do Maranhão. À frente dessa empreitada, a Universidade Federal do Maranhão, com o apoio da Fundação Josué Montello, da Empresa Maranhense de Administração Portuária (EMAP) e da Vale, realizará uma série de eventos que farão parte da programação do projeto 200 Anos de Imprensa no Maranhão.

A união entre as entidades viabilizará as ações organizadas e efetivadas pela Diretoria de Comunicação da UFMA, para homenagear esse marco histórico, que teve início no dia 15 de abril de 1821, data de circulação do primeiro exemplar d’O Conciliador.

A programação já começou, e ela estreou na data emblemática para o projeto. Na noite de 15 de abril de 2021, via canal institucional da UFMA no Youtube, ocorreu a Abertura Oficial do bicentenário. E há muito mais por vir na programação.

“As comemorações, pelo planejamento, vão até dezembro de 2021. Esperamos que, com todas essas ações, possamos presentear a imprensa maranhense, que veio a lume no dia 15 de abril de 1821, com a edição manuscrita do jornal O Conciliador do Maranhão, fazendo jus a tudo o que ela representa e ao seu papel fundamental na construção de uma sociedade democrática e de bases sólidas, como sabemos ser a maranhense”, disse o vice-reitor da UFMA e coordenador do projeto, Marcos Fábio Belo Mattos.

A programação vai contar, no mês de novembro, com a entrega da Comenda dos 200 anos de Fundação da Imprensa no Maranhão, cerimônia em que serão agraciados 50 profissionais, das mais distintas mídias, que contribuíram para o desenvolvimento da imprensa maranhense.

Está sendo produzido, também, um videodocumentário, um podcast com cinco episódios, um material especial para o Portal da UFMA e uma WebStorie, para redes sociais.

Segundo a diretora presidente da Fundação Josué Montello, Maria de Jesus Jorge Torres, projetos dessa magnitude têm grande relevância na valorização de uma sociedade democrática, além de corroborar o papel social da Fundação: contribuir para o processo de cultura de responsabilidade e integração social, apoiando atividades científicas, tecnológicas e de inovação no campo do ensino e da pesquisa.

“Foi com orgulho e satisfação que aceitamos integrar o projeto 200 Anos de Imprensa no Maranhão. Neste momento caótico que estamos vivendo, o papel da imprensa tem sido crucial na divulgação de informações importantes de combate à pandemia. Dessa maneira, a Fundação Josué Montello não poderia omitir-se nessa grandiosa empreitada de valorização da imprensa local, assim como ela sempre busca aliar-se às instituições que apoiam projetos científicos, tecnológicos e de inovação com o objetivo de contribuir com o desenvolvimento da sociedade”, relatou Torres.

Já, segundo a gerente de comunicação da Empresa Maranhense de Administração Portuária, Deborah Baesse, apoiar projetos que enaltecem a imprensa e uma comunicação plural é um compromisso democrático que a EMAP também reproduz.

"A imprensa livre é um dos principais pilares do estado democrático de direito, e é um orgulho para nós termos o Maranhão na vanguarda desse processo, com a circulação de seu primeiro jornal há 200 anos. Como empresa pública que atua para o desenvolvimento do nosso estado, nós não poderíamos deixar de apoiar a celebração de algo tão importante. E no momento atual — quando o compromisso com as liberdades individuais e direitos fundamentais se faz ainda mais necessário — devemos celebrar o papel do Maranhão na construção de uma imprensa livre e democrática", frisou Baesse.

Valorização da imprensa: objetivo latente que motivou a cooperação entre a UFMA, Fundação Josué Montello, EMAP e Vale na concretização do projeto 200 anos de Imprensa no Maranhão, um legado para o estado.

“A Vale se sente honrada em integrar o projeto e entende que apoiá-lo é valorizar a imprensa do Maranhão que tem papel fundamental na formação de opinião. É louvável a iniciativa da UFMA de resgatar historicamente as iniciativas do setor”, frisou Vanessa Tavares, Relações Institucionais da Vale no Maranhão.

Sobre o Projeto
O projeto visa resgatar e enaltecer os 200 anos da introdução da imprensa no Estado do Maranhão, de forma a proporcionar uma revisitação da memória, tanto do acontecimento em si quanto da trajetória da imprensa nesses dois últimos séculos.

Em abril de 1821, era fundado, na capital do Maranhão, a colonial cidade de São Luís, que ainda não era conhecida como Athenas Brasileira, o primeiro jornal do Maranhão. Chamava-se O Conciliador do Maranhão e se tornou o marco inicial da atividade jornalística — que, nesses 200 anos, mostrou-se pujante e bastante diversificada.

Para comemorar esse momento, a UFMA está organizando uma série de eventos em 2021. As ações estão sendo organizadas e efetivadas pela Superintendência de Comunicação e Eventos, por meio da Diretoria de Comunicação da Universidade.

Por: Maiara Pacheco