UNA-SUS-UFMA traz novidades no ambiente virtual de aprendizagem para os estudantes que apresentam deficiências visual e auditiva

publicado: 16/09/2021 11h54, última modificação: 16/09/2021 21h25

A Universidade Aberta do Sistema Único de Saúde (UNA-SUS) aprimora constantemente o ambiente virtual de aprendizagem para os estudantes que apresentam deficiência visual e auditiva. Com o objetivo de democratizar ainda mais o conhecimento no âmbito da educação continuada, recentemente, a UNA-SUS vem desenvolvendo e atualizando diversos recursos em suas plataformas on-line, com destaque para o Saite AVA e o sistema de gerenciamento de aprendizado Moodle.

O programador e deficiente visual Jefferson Beck participou da avaliação das plataformas da instituição e se surpreendeu com as ferramentas e iniciativas de inclusão digital já utilizadas pelo projeto. “Verifiquei que a UNA-SUS-UFMA já estava bem adiantada nas questões de acessibilidade. Mesmo assim, fiz algumas sugestões de melhorias com base nos padrões das Diretrizes de Acessibilidade para o Conteúdo da Web”, esclareceu o profissional.

De acordo com o professor e coordenador do Núcleo de Tecnologia da Informação da UNA-SUS-UFMA, Mário Meirelles, para aprimorar as plataformas da instituição, foi dado início a um trabalho, junto com outros núcleos, de desenvolver ferramentas para resolver problemas de acessibilidade e inclusão para encontrar soluções e facilitar o uso das tecnologias por discentes com deficiência visual e auditiva.

Inicialmente, foram analisadas as recomendações de acessibilidade nos formatos mobile e web. Em seguida, foram realizados testes de validação utilizando ferramentas específicas de acessibilidade. Entre as ferramentas de aprendizagem que passaram por avaliação, estão os e-books, infográficos, vídeos, podcasts, fórum, quiz e os formulários, que são os recursos mais utilizados pelos usuários.

Para Mizraim Mesquita, designer instrucional da equipe de produção, adequar os recursos de acessibilidade desde o começo do desenvolvimento das ofertas é importante para contemplar o máximo de pessoas com suas respectivas necessidades próprias. “Para nós, mudou bastante a forma de pensar como vão ser ofertados os conteúdos nas plataformas para que atenda às necessidades específicas de cada público”, pontuou.

Na visão de Rayanne Silveira, supervisora de produção de recursos educacionais na equipe de tecnologia, as principais melhorias estão relacionadas à inclusão de Libras, legendas e audiodescrições, com auxílio de uma equipe especializada em acessibilidade digital, produzida em conjunto com o Núcleo de Comunicação da UNA-SUS-UFMA.

Além disso, o leitor de e-books, presente na plataforma, recebeu uma ferramenta de seleção de velocidade, e os botões virtuais ganharam identificação para facilitar a navegação, em caso de o aluno usar o leitor de tela. “Foi algo muito gratificante e desafiador, a equipe passa a ter ideia de quão grandes e importantes são essas demandas para a educação e para a vida dessas pessoas”, comentou a supervisora.

Diante de toda essa ação multidisciplinar, é importante destacar que alguns dos novos recursos já estarão disponíveis na nova versão do AVA, que será lançada ainda este mês. Esses aperfeiçoamentos estarão presentes desde os estágios iniciais dos cursos até na produção de recursos educacionais, que foram feitos lado a lado com a equipe de produção pedagógica.

Por: Hugo Oliveira, com informações de Daniel Teixeira, do Portal UNA-SUS-UFMA

Produção: Laís Costa