UNA-SUS-UFMA anuncia curso gratuito e on-line sobre “Cuidado em Saúde Bucal para Pessoas com Deficiência na Atenção Primária à Saúde”

publicado: 30/07/2021 19h39, última modificação: 30/07/2021 20h19

A Universidade Aberta do SUS (UNA-SUS) na Universidade Federal do Maranhão anunciou na terça-feira, dia 27, o lançamento do curso “Cuidado em Saúde Bucal para Pessoas com Deficiência na Atenção Primária à Saúde”. O curso é totalmente gratuito e on-line. As inscrições poderão ser realizadas até o dia 4 de janeiro de 2022, por meio do Saiteava.

O objetivo central do curso é compreender a produção do cuidado em saúde bucal presente na Atenção Básica, além de identificar as especificidades no tratamento da Pessoa com Deficiência (PCD), de modo a oferecer assistência odontológica qualificada, especializada e humanizada para esses pacientes.

O público-alvo são os cirurgiões-dentistas que atuam na Atenção Primária à Saúde, estudantes de graduação da área e demais interessados pela temática. Após a inscrição, a capacitação será realizada com início imediato no formato autoinstrucional, na modalidade a distância.

O curso possui certificado de 45 horas e será dividido em duas unidades, abordando as seguintes temáticas: “Produção do cuidado em saúde bucal na Atenção Primária à Saúde” e “Atenção à Saúde Bucal da pessoa com deficiência na Atenção Primária à Saúde”.

Saiba mais

O curso é fruto da parceria entre a Universidade Aberta do SUS (UNA-SUS) – por meio da Diretoria de Tecnologias na Educação da Universidade Federal do Maranhão (DTED) – e Ministério da Saúde, com colaboração da Faculdade de Odontologia da USP (Fousp) e do Programa de Pós-Graduação em Odontologia da UFMA.

A capacitação será desenvolvida em um ambiente virtual inovador, com recursos de acessibilidade (como audiodescrição e tradução para Libras) e, também, com versão para dispositivos móveis. Durante as aulas, o aluno terá acesso a diversos objetos educacionais e estratégias de avaliação, tais como: recursos multimídia, materiais em PDF, infográficos, e-books, folders, game e questionário.

O próprio participante poderá emitir a sua certificação caso obtenha nota final maior ou igual a 70.0 (setenta), após o somatório de todas as atividades avaliativas disponíveis no “mapa de recursos”. Também, deverá concluir o Questionário de Avaliação do Curso, responder à situação-problema (pré e pós-teste) e navegar em todos os recursos educacionais disponíveis no AVA. O certificado é gratuito, reconhecido pelo MEC e validado pela Universidade Federal do Maranhão.

Por: Hérika de Almeida

Produção: Laís Costa