UNA-SUS-UFMA abre matrículas para o curso “Atenção à Pessoa com Traumatismo Cranioencefálico”

publicado: 13/01/2022 11h32, última modificação: 14/01/2022 09h51

Profissionais de saúde dos mais diversos campos de atuação que atuam no atendimento e na reabilitação de pessoas com deficiência já podem se inscrever no curso “Atenção à Pessoa com Traumatismo Cranioencefálico (TCE)”. As matrículas podem ser realizadas no Ambiente Virtual de Aprendizagem da UNA-SUS-UFMA até o dia 30 de junho de 2022. O início é imediato.

A oferta educacional é fruto da parceria entre a Diretoria de Tecnologias na Educação (DTED) da UFMA, por meio da Universidade Aberta do SUS da Universidade Federal do Maranhão (UNA-SUS-UFMA) e Ministério da Saúde, por intermédio da Coordenação-Geral de Saúde da Pessoa com Deficiência (CGSPD-MS).

O objetivo é capacitar o cursista para compreender os cuidados em saúde direcionados à pessoa que sofreu TCE, com destaque para os processos de avaliação, classificação de gravidade e estratégias de reabilitação do paciente inserido nesse contexto. Considerada uma condição de urgência e emergência, o traumatismo cranioencefálico pode acometer crianças, adultos e idosos em variados níveis de gravidade e comprometer drasticamente a qualidade de vida da pessoa diagnosticada.

Durante a jornada de aprendizagem, o aluno terá acesso a diversos suportes educacionais e estratégias de avaliação, tais como recursos multimídia, e-books, material em PDF, infográficos, vídeo e questionário, além de contar com a versão para dispositivos móveis.

Sobre o curso

Com carga horária de 30 horas, a oferta apresenta os seguintes conteúdos: “Avaliação Primária e Classificação de gravidade da pessoa com TCE”; “Processos e pressupostos básicos dos cuidados de atenção à saúde da pessoa com TCE”; “Instrumentos de avaliação padronizados com adequadas evidências científicas, que podem ser utilizados na pessoa com TCE”; “A qualidade de vida e tratamento após o TCE”; “Estratégias para a inclusão na comunidade”; e “Características e organização do processo de cuidado da pessoa com TCE no contexto do Sistema Único de Saúde (SUS)”.

UNA-SUS-UFMA

A UNA-SUS-UFMA é um projeto do Ministério da Saúde, vinculado à Diretoria de Tecnologias na Educação da Universidade Federal do Maranhão. Desenvolve cursos gratuitos na modalidade a distância, voltados a profissionais que atuam na área da saúde, sobretudo na Atenção Primária à Saúde. Para mais informações, acesse www.unasus.ufma.br.

DTED-UFMA

A Diretoria de Tecnologias na Educação é o setor responsável pela gestão da modalidade educação a distância na UFMA e reúne os programas Universidade Aberta do Brasil (UAB) e Universidade Aberta do Sistema Único de Saúde (UNA-SUS).

Por: Núcleo de Comunicação e Design da UNA-SUS-UFMA