Últimos dias para as inscrições do seletivo de novos membros do Grupo de Pesquisa e Extensão em Ciências Criminais

publicado: 14/07/2021 20h43, última modificação: 15/07/2021 13h26

Serão encerradas nessa sexta-feira, 16, as inscrições para a seleção de novos pesquisadores de iniciação científica do Grupo de Pesquisa e Extensão em Ciências Criminais (Nupecc). Serão selecionados até dez membros, com possibilidade de formação de lista de espera, cujo seletivo — aberto a estudantes de graduação da Universidade Federal do Maranhão e de outras instituições de ensino — exige que os estudantes estejam devidamente matriculados do 4° ao 8° período do curso de Direito.

As inscrições para novos membros pesquisadores podem ser feitas exclusivamente pelo e-mail nupeccufma@gmail.com, e a seleção será realizada em três etapas, sendo a primeira a participação no Seminário de Integração, a ser realizado no dia 22 deste mês, às 19h, pelo Google Meet, com palestras e discussões acerca da produção e do desenvolvimento de projetos de pesquisa e boas práticas em pesquisas sociais, além de haver troca de experiências com os pesquisadores do grupo.

Após as instruções dadas no Seminário de Integração, será aberto prazo para envio por e-mail da proposta de pesquisa a ser realizada pelo período mínimo de um ano durante o período de participação no grupo. O projeto de pesquisa deve envolver temática ligada às ciências criminais, de preferência com relação às linhas de pesquisa do grupo, seguindo as especificações do edital.

Em seguida, a partir do dia 9 de agosto, após análise preliminar dos projetos e divulgação da lista de aprovados, os candidatos com projetos aprovados serão convocados para entrevista pessoal, virtualmente, em horário e data previamente informados.

As linhas de pesquisa do Nupecc são “Criminalidade Econômica e Direito Tributário”, coordenada pelo professor Marcelo de Carvalho Lima; “Devido processo penal e novas tendências político-criminais”, do professor Thiago Allisson Cardoso de Jesus; “Inteligência de Estado, novas tecnologias e segurança pública”, coordenada pelo professor Márcio Aleandro Correia Teixeira; “Justiça Política e Direito de Punir”, do professor Delmo Mattos da Silva; e “O controle social, Direito penal e violência”, coordenada pelos professores Roberto Carvalho Veloso e Cláudio Alberto Gabriel Guimarães.

Confira o edital

Por: Carlos Marques