Últimos dias de inscrições para o seletivo de mestrado em Ciências Ambientais

publicado: 04/03/2021 11h56, última modificação: 04/03/2021 21h19

A Universidade Federal do Maranhão, por meio da Agência de Inovação, Empreendedorismo, Pesquisa, Pós-Graduação e Internacionalização (Ageufma), informa que as inscrições para o Mestrado do Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais (PPGCAM) serão encerradas amanhã, 5 de março.

O início do curso está previsto para o dia 29 deste mês, em período integral, com duração de até 24 meses, e serão ofertadas 14 vagas, divididas em duas linhas de pesquisa: “Bioprospecção de Produtos Naturais” e “Biodiversidade e Conservação”. A seleção ocorrerá em uma etapa única, que consiste na avaliação do currículo e do histórico escolar.

O público-alvo do curso são diplomados em cursos de graduação nas áreas de Ciências Biológicas; Engenharia Ambiental; Ciências Naturais; Oceanografia; Geociências; Geografia; Química; Engenharia Química; Química Industrial; Zootecnia; Ciências Agrárias; entre outras áreas relacionadas. No caso de candidatos de outras áreas aprovados, estes deverão passar por uma fase de nivelamento durante o mestrado, que será definida pelo programa.

Para se inscrever, o candidato deve acessar o SIGAA, preencher o formulário de inscrição e enviar a documentação solicitada em arquivo PDF com, no máximo, 5 MB de tamanho. A documentação exigida para a inscrição é:

1. Requerimento de Inscrição;

2. Diploma da Graduação, Certidão ou Declaração de Conclusão, expedida pela Coordenação do Curso;

3. Cópia do Histórico da Graduação;

4. Cópia do documento de identificação e CPF;

5. Comprovante de quitação com a justiça eleitoral (não é necessário para candidatos estrangeiros);

6. Comprovante de quitação das obrigações com o serviço militar (para os candidatos do sexo masculino, mas não se aplica para candidatos estrangeiros);

7. Para candidatos estrangeiros, a cópia do passaporte substitui o documento de identificação e o CPF;

8. Curriculum Vitae (documentos de 2016 a 2020);

9. Comprovante do pagamento da taxa de inscrição no valor de R$ 100,00;

Para mais informações, confira o Edital

Por: Daphne Ramos/Ageufma