Último encontro do ano do Clube de Leitura do Grupo de Pesquisa Extensão em Mediação e Práticas de Leitura teve como tema a obra literária de Conceição Evaristo “Becos da Memória”

publicado: 02/12/2021 10h39, última modificação: 02/12/2021 15h42

Ocorreu, na terça-feira, 30, o último debate do ano realizado pelo Clube de Leitura do Grupo de Pesquisa Extensão em Mediação e Práticas de Leitura (Gepplem), do Departamento de Biblioteconomia da Universidade Federal do Maranhão. A obra “Becos da Memória”, de Conceição Evaristo, foi o destaque do evento. O encontro dos integrantes do grupo foi pela plataforma virtual Google Meet e teve a participação de alunos, professores e bibliotecários que fazem parte do clube de leitura.

O “Beco da Memória” foi escolhido como tema literário para o último encontro do ano feito pelo grupo. A escolha da obra de Conceição Evaristo teve por meta trazer a reflexão crítica sobre a presença do negro na formação da identidade brasileira. Assim, os integrantes puderam “se apropriar” da literatura negro-brasileira, que destacou também a realidade dos moradores das favelas e periferias das grandes cidades.

Saiba mais

O evento teve a mediação da professora doutora e membra-pesquisadora do Gepplem, Maria do Carmo Alves da Cruz, e do professor Roosewelt Lins Silva, do Departamento de Biblioteconomia da UFMA, também vice-líder do Grupo de Pesquisa. Os debates são organizados para realização mensal, de maneira remota, em cada última quinta-feira e sexta-feira do mês. O foco dos encontros é despertar o debate crítico e coletivo de obras literárias nacionais e internacionais.

Por: Andréia Cabral

Produção: Laís Costa