Última semana para se inscrever no 44° Festival Maranhense de Coros

publicado: 17/09/2024 13h00, última modificação: 18/09/2024 18h49
Última semana para se inscrever no 44° Festival Maranhense de Coros

A Universidade Federal do Maranhão (UFMA), por intermédio da Diretoria de Assuntos Culturais (DAC), promoverá, entre os dias 05 e 08 de novembro, o 44° Festival Maranhense de Coros (FEMACO). Esse evento tradicional é uma das principais celebrações da música coral da região e reúne, anualmente, diversos grupos de canto coral de diferentes localidades, abrangendo tanto corais infantis quanto infantojuvenis e adultos. Com o intuito de fomentar a prática do canto coral e promover o intercâmbio cultural entre os participantes, o Femaco busca fortalecer as conexões artísticas e culturais entre coristas, regentes e o público em geral.

As inscrições para participar do festival foram abertas em 08 de agosto e se encerram nesse sábado, 21 de setembro, sendo esta a última semana para os interessados garantirem sua participação. Grupos que desejam integrar o evento devem preencher o formulário on-line com todas as informações necessárias e enviar os anexos solicitados para o e-mail dac.daal.proec@ufma.br. Vale ressaltar que o festival é aberto tanto para grupos corais do Maranhão como para corais de outros estados do Brasil e até de outros países, promovendo uma experiência diversificada e rica em trocas culturais.

A diretora da DAC, Róselis Barbosa Câmara, explica como o festival funciona: "O Femaco, realizado há mais de quatro décadas pela Universidade Federal do Maranhão, tem por objetivo estimular e difundir a prática do canto coral; promover o intercâmbio cultural entre a UFMA, os grupos de corais participantes e a comunidade. O Femaco, por ser um projeto cultural de extensão, busca promover a inclusão social e cultural ao mesmo tempo em que proporciona acesso gratuito de toda a programação, por isso é sempre realizado em locais que facilitem a integração entre artistas e a comunidade".

Diferente de outros festivais, o Femaco não tem caráter competitivo. O objetivo principal é a celebração e divulgação da prática coral, e não a competição entre grupos. Dessa forma, coros de vozes mistas ou iguais, tanto infantis quanto adultas, são bem-vindos a participar e a compartilhar suas apresentações em um ambiente de respeito mútuo. Esse formato visa também criar uma atmosfera de congraçamento entre os corais, os organizadores e as comunidades envolvidas, gerando uma rede de apoio e incentivo à cultura musical.

Ao longo dos anos, o Femaco consolidou-se como um dos mais importantes eventos de canto coral do Maranhão, sendo uma plataforma essencial para o fortalecimento do cenário musical local. A parceria entre a UFMA, a Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (PROEC) e a Diretoria de Assuntos Culturais (DAC) tem sido fundamental para a continuidade e o sucesso do festival, que, em suas edições anteriores, já contou com a participação de renomados coros nacionais e internacionais.

A diretora da DAC também faz o convite ao público e aos grupos interessados: "O Femaco é um evento de integração e uma oportunidade de apreciar o canto coral ao mesmo tempo em que promove formação cultural e inclusão, na medida em que reúne pessoas de todas as idades, de todas as classes sociais. Estamos preparando uma programação bem especial para este ano. Você é nosso convidado(a) para estar conosco de 05 a 08 de novembro e apreciar o que existe de melhor no canto coral".

Assim, para todos os coristas, regentes e amantes da música coral, o 44° Festival Maranhense de Coros se apresenta como uma oportunidade imperdível para exibir seu talento, conhecer novas propostas musicais e, acima de tudo, participar de uma grande celebração da música e da cultura. Para saber mais acesse o edital aqui

Por: Geovanna Selma