CIÊNCIA NA UFMA

UFMA valoriza pesquisadores da instituição com o lançamento do I Prêmio Pesquisador(a) Destaque

publicado: 10/07/2024 14h50, última modificação: 10/07/2024 15h44
O prêmio é lançado na semana em que é celebrado a Ciência e o Pesquisador Científico

Com o intuito de reconhecer e valorizar o trabalho de pesquisadoras e pesquisadores da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), a instituição, por meio da Agência de Inovação, Empreendedorismo, Pesquisa, Pós-Graduação e Internacionalização (Ageufma), promove a primeira edição do Prêmio Pesquisador(a) Destaque da UFMA, como ação Programa de Qualidade da Pós-Graduação, Pesquisa e Inovação (Proquali). A premiação será dividida entre quatro categorias:

Pesquisadora Destaque Júnior (pesquisadoras com até 10 anos de doutorado);

Pesquisador Destaque Júnior (pesquisadores com até 10 anos de doutorado);

Pesquisadora Destaque Sênior (pesquisadoras com 11 anos ou mais de doutorado);

Pesquisador Destaque Sênior (pesquisadores com 11 anos ou mais de doutorado).

A pró-reitora da Ageufma, Flávia Nascimento, explica que o prêmio visa valorizar igualmente homens e mulheres, promovendo representatividade e inspirando jovens meninas a seguirem carreira científica. “O prêmio vai atingir tanto pesquisadores mais jovens quanto pesquisadores que estão há mais tempo como doutores na Universidade, homens e mulheres. Nós fizemos questão de dar o destaque tanto para os homens quanto para as mulheres. Ah, mas podia ser o prêmio pesquisador o destaque. Não, a gente quis colocar pesquisador o destaque. Então, vai ter uma mulher, e isso aumenta muito a representatividade. Nós hoje estamos numa política de valorização das mulheres, de equidade em todos os locais. Precisamos mostrar para aquelas meninas que estão lá, ainda no ensino médio, que elas podem chegar a cientistas e pesquisadoras de destaque um dia”, frisa.

A premiação será distribuída entre as grandes áreas do conhecimento, incluindo Ciências da Vida, Ciências Exatas, da Terra e Engenharias, Ciências Humanas e Sociais, Letras e Artes. Os docentes premiados receberão um auxílio financeiro de R$ 8.000,00 para a categoria sênior e R$ 4.000,00 para a categoria júnior. O auxílio poderá ser utilizado em projetos de pesquisa, desenvolvimento e inovação, divulgação científica, participação em eventos científicos, editoração de revistas científicas, atividades acadêmicas em programas de pós-graduação, pagamento de publicações, visitas técnicas e missões de trabalho.

Os docentes interessados em participar devem enviar suas inscrições até o dia 6 de setembro para o e-mail premiodestaque@ufma.br, conforme o cronograma estabelecido. A solicitação deve incluir as seguintes informações detalhadas: nome completo, titulação, local e ano de obtenção do título de doutor, comprovante de dedicação exclusiva, links para os perfis acadêmicos (Currículo Lattes, ORCID, Google Acadêmico), índice H, distinções acadêmicas e prêmios recebidos, número de orientações de iniciação científica, mestrado e doutorado, lista de produtos gerados em decorrência de pesquisa, tabela de financiamento à pesquisa e inovação obtido, memorial destacando a atividade profissional e a contribuição para o desenvolvimento da UFMA, e comprovantes de bolsa produtividade de pesquisa ou inovação.

Processo -  A análise preliminar das inscrições será realizada pela Ageufma de 9 a 16 de setembro, durante a qual será feita a pré-seleção dos candidatos. A análise final será conduzida pela Comissão de Premiação, de 17 de setembro a 11 de outubro, levando em consideração critérios como relevância e impacto das pesquisas desenvolvidas, formação de recursos humanos, internacionalização, impacto social, caráter inovador e índice H dos pesquisadores. Os resultados serão divulgados no dia 18 de outubro. A avaliação será realizada por uma banca de professores externos.

Impacto do prêmio –  O Prêmio Pesquisador(a) Destaque da UFMA nasce do  compromisso em reconhecer e valorizar a dedicação e a excelência no desenvolvimento de projetos científicos e acadêmicos da Universidade.

A pró-reitora da Ageufma destaca que a principal missão da Universidade Federal do Maranhão é a formação de pessoas bem-qualificadas, ressaltando a importância de reconhecer e valorizar a instituição para inspirar novos alunos e fortalecer a comunidade acadêmica.  “A ciência que é feita na Universidade Federal do Maranhão não deixa a desejar para nenhum local mais desenvolvido do Brasil ou do mundo. Nós temos aqui pessoas que são muito bem-formadas e que são excelentes formadoras de novas pessoas. Eu acredito que o nosso eixo principal, tanto na graduação quanto na pós-graduação, é a formação de pessoas. Não é sobre quanto dinheiro arrecadamos ou quão bem-montado está o nosso laboratório, mas quantas pessoas formamos e onde elas estão bem-colocadas. Se não somos reconhecidos, tendemos a ficar mais opacos. Nossa intenção é justamente lançar luz sobre isso. Quanto mais luz lançarmos, mais a Universidade aparecerá. A Universidade Federal do Maranhão é grande, e precisamos conhecê-la para amá-la. Quando destacamos os docentes e pesquisadores, inspiramos os alunos que estão iniciando a carreira acadêmica. Acredito que esse prêmio traz brilho e direcionamento, inspirando também os alunos que estão iniciando a carreira científica”, conclui.

Para informações completas, acesse o edital aqui.

Por: Karina Soares

Produção: Sarah Dantas