UFMA, Setur e trade turístico discutem parceria para alavancar turismo em São Luís

publicado: 31/01/2024 15h57, última modificação: 31/01/2024 15h57

O secretário municipal de turismo de São Luís, Saulo Santos, e empresários do setor de turismo e hotelaria visitaram a Universidade Federal do Maranhão (UFMA), nessa segunda-feira, 29, para dialogar sobre o futuro do turismo e as suas potencialidades, em São Luís, e a contribuição do mercado na formação dos discentes da UFMA.

O reitor da UFMA, Fernando Carvalho, tem buscado instituições e entidades públicas e privadas para promover o crescimento do Universidade. “É importante. Nosso lema aqui é parcerias, principalmente considerando que temo grandes dificuldades, todas as instituições têm, com recursos orçamentários, e a gente precisa unir as forças para realizar as ações necessárias para o desenvolvimento do nosso estado. É importante essa parceria, que precisa ser consolidada junto à Prefeitura, ao Governo do Estado e às empresas”

Durante a reunião, o reitor destacou o papel da Universidade na formação de recursos humanos qualificados para atender às demandas do setor, que estão em constante transformação, e defendeu o Câmpus de São Luís, assim como os equipamentos históricos e culturais administrados pela UFMA, como um potencial atrativo turístico para a cidade.

"O Câmpus da UFMA é um patrimônio histórico e cultural da cidade de São Luís. Temos um conjunto de edificações históricas, como palácios, palacetes, teatros e museus, que podem ser visitados por turistas e moradores da cidade", afirmou Fernando.

Reunião UFMA e Trade Turístico - 29 - 01 - 2024

Na oportunidade, o reitor Fernando Carvalho compartilhou os planos da gestão para promover mais cultura dentro da Universidade. "Estamos trabalhando para abrir o Planetário, que está localizado no câmpus, para visitas de toda a sociedade. Também estamos planejando oferecer atrações culturais no câmpus por meio do programa MAIS CULTURA", acrescentou.

Para celebrar futuras parcerias, um grupo de trabalho reunindo Universidade, município e o setor privado foi criado durante a reunião para a realização de estudos e discussão de estratégias para o crescimento do setor de turismo na cidade de São Luís.

O secretário municipal de turismo, Saulo Santos, que também é professor do Departamento de Turismo e Hotelaria da UFMA, ressaltou a importância do diálogo entre o município, a academia e o setor privado para o avanço do turismo na cidade, além de aproximar alunos e professores da realidade mercadológica do setor.

“A Universidade Federal do Maranhão, se disponibilizou, por  meio do nosso reitor, Fernando Carvalho, junto com seus pró-reitores, para escutar e entender as demandas do setor privado, no que tange à questão do turismo, mas também da Prefeitura de São Luís, por meio da Secretaria Municipal de Turismo, com o objetivo de fortalecer cada vez mais os cursos de Turismo e Hotelaria da Universidade.[..] O resultado foi justamente a criação agora de um grupo de trabalho que vai direcionar para que a gente consiga implementar, e o principal, fazer com que a UFMA seja pioneira nesse sentido de trazer as empresas, trazer as entidades para fazer com que cada vez mais o aluno e os professores possam estar ‘antenados’ nas demandas e exigências desse mercado globalizado que cada vez mais exige, na prática, uma vivência mercadológica”, pontuou o secretário.

A presidente da Associação Brasileira de Agências de Viagens – Maranhão (Abav), Dayana Barbosa, compartilhou a surpresa em encontrar a UFMA aberta ao diálogo com a iniciativa privada. “A reunião foi extremamente positiva porque nós estávamos esperando uma Universidade um pouco mais fechada, e pelo contrário, a gente viu a Universidade completamente aberta, já com propostas para a gente. Então, juntou a faca com o queijo, porque a gente realmente está com muita vontade e a gente precisava dessa aproximação da Universidade com o setor privado”, celebrou a presidente da Abav no Maranhão.

Participaram da reunião: a pró-reitora da Ageufma, Flávia Nascimento, o superintendente de Infraestrutura, Guilherme Abreu, a pró-reitora de extensão e cultura, Zefinha Bentivi, a diretora de assuntos culturais, Roselis Barbosa, o chefe de gabinete, Marcos Moura, além de representantes do trade turístico (Abrasel, Abih, Abav, Aje Maranhão e a Cooperativa de Turismo receptivo do Maranhão).

Com informações da reitoria.

Por: Ingrid Trindade

Fotos: Ingrid Trindade