UFMA segue plano para garantir melhorias às residências estudantis

publicado: 01/11/2023 10h10, última modificação: 06/11/2023 16h11
UFMA segue plano para garantir melhorias às residências estudantis

A Universidade Federal do Maranhão (UFMA) segue tomando providências para atender às demandas dos residentes das casas estudantis. Na última segunda feira, 30, a reitoria reuniu representantes da Sinfra-UFMA, da Pró- Reitoria de Assistência Estudantil e da Assessoria das Relações Interinstitucionais para dar seguimento ao que foi determinado na audiência de conciliação, ocorrida no dia 26 de outubro, entre representantes da administração da Universidade Federal do Maranhão (UFMA) e o grupo de estudantes responsável pela ocupação da reitoria, mediada pela a 3ª Vara Federal Cível da Seção Judiciaria do Maranhão.

De acordo com o pró-reitor de assistência estudantil, Leonardo Soares, estão sendo verificados todos os pontos que foram elencados e discutidos na audiência, e sendo dada a devida celeridade para essa execução.

A reitoria, que está muito atenta e comprometida em cumprir tudo que foi definido na audiência, durante a reunião, determinou que fossem realizadas algumas reformas na Casa do Estudante, em caráter de urgência.

Saiba mais

No último 26 de outubro, ocorreu a audiência de conciliação entre representantes da administração da Universidade Federal do Maranhão e o grupo de estudantes responsável pela ocupação da reitoria, que ocorria desde 28 de setembro de 2023. Durante a reunião, a administração da UFMA reiterou seu compromisso com o diálogo e atenção às demandas dos estudantes, que elencaram seus pontos e solicitações.

Em resposta, foram instituídas comissões específicas para tratar das demandas apresentadas: Comissão de Demandas de Infraestrutura; Comissão de Demandas de Assistência Estudantil; e Comissão de Demandas de Segurança. Cada uma delas é composta por três representantes da UFMA e três dos estudantes.

Além da criação das comissões, os principais encaminhamentos foram: reuniões de encaminhamentos de pautas; divisão das atividades; calendário de trabalho; e principais proposições.

Dando continuidade ao processo, no dia 27 de outubro, houve uma reunião entre as comissões e os estudantes para detalhar e estabelecer as demandas, categorizando-as de acordo com sua viabilidade a curto, médio e longo prazo.

Por: Dcom