UFMA sediou a 38ª edição da Reunião Nordestina de Botânica

publicado: 14/08/2023 08h40, última modificação: 14/08/2023 14h08
O evento, que é considerado de maior importância para pesquisadores da área da botânica, ocorreu de modo virtual entre os dias 9 e 11 de agosto.
UFMA sediou a 38ª edição da Reunião Nordestina de Botânica

Dos dias 09 a 11 de agosto, a capital maranhense foi palco de um dos mais importantes eventos científicos para os pesquisadores da botânica na Região Nordeste do Brasil. Neste ano, a 38ª edição da Reunião Nordestina de Botânica (RNB) ocorreu de forma virtual, sendo realizado pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA), em parceria com diversas Instituições de Ensino Superior do estado. A reunião teve por principal objetivo divulgar as atividades dos profissionais da botânica, bem como integrar pesquisadores, professores e estudantes na formação e capacitação de recursos humanos para a área acadêmica e no desenvolvimento de pesquisas cientificas e tecnológicas. Durante os três dias do evento, foram realizadas palestras, mesas-redondas, minicursos, exposições e apresentações de trabalhos científicos abordando diferentes temáticas da botânica.

Entre as autoridades que compuseram a mesa virtual de abertura, estavam presentes o Pró-Reitor da Ageufma, professor Fernando Carvalho, representando o reitor da UFMA, professor Natalino Salgado Filho; o reitor da Universidade Estadual do Maranhão (Uema), professor Walter Canales Sant´Ana; a Presidente da Sociedade Botânica do Brasil (SBB), professora Tania Regina dos Santos Silva; a Diretora da Sociedade Botânica do Brasil Regional Nordeste, professora Maria Carolina de Abreu; e o Presidente da 38ª edição da Reunião Nordestina de Botânica (RNB), professor Eduardo Bezerra de Almeida Junior.

Em sua fala, o Professor Fernando Carvalho destacou a importância dos trabalhos científicos apresentados no evento e o papel da Universidade nesse processo de difusão do conhecimento da botânica na Região Nordeste. “A Reunião Nordestina de Botânica é um evento importantíssimo para a comunidade científica e acadêmica, pois as discussões que aqui são abordadas, levam ao conhecimento mais aprofundado de nossa flora nordestina, uma vez que boa parte de sua biodiversidade ainda é desconhecida. A exemplo do nosso estado do Maranhão, que concentra uma grandiosa riqueza ambiental e tem, em sua composição, a representatividade de diversos biomas do Brasil. A Universidade desenvolve um papel fundamental na discussão do conhecimento científico, e ver nossos discentes e pesquisadores nesse processo de formação do conhecimento nos engrandece e torna cada vez mais possível o desenvolvimento da bioeconomia em nossa Região Nordeste” expressou.

38° Reunião Nordestina de Botânica

A 38ª Reunião Nordestina de Botânica é um fórum de discussão que integra instituições de ensino e pesquisa, alunos de graduação e pós-graduação, além de todos que estudam, pesquisam ou gostam da área de botânica. Também é uma espécie de preparatório para o 73° Congresso Nacional de Botânica, que será realizado de forma presencial no câmpus da Universidade Federal do Pará, Belém, no período de 29 de outubro a 4 de novembro de 2023.

Por: Alexandre Burity

Produção: Sarah Dantas