UFMA sedia premiação da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas de 2023

publicado: 15/07/2024 15h03, última modificação: 15/07/2024 15h03

No último 6 de julho, o Centro de Ciências de Codó foi cenário para a Cerimônia de Premiação dos Medalhistas da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP) 2023, da regional 3, que abrange 56 municípios da região centro-leste do Maranhão. O evento, que contou com a participação de estudantes, professores, familiares e autoridades, foi promovido pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA), em parceria com a Universidade Federal do Maranhão (UFMA).

Segundo o coordenador do evento, o professor Leonardo Rogério, a OBMEP tem contribuído de forma significativa na educação básica, no âmbito da Matemática, e auxiliado a melhorar os indicadores educacionais dos municípios.  “A OBMEP tem sido um marco na educação matemática do nosso país e um “divisor de águas” nas vidas de muitos jovens, promovendo não apenas a excelência nos estudos básicos, mas também a inclusão social por meio do conhecimento e a descoberta de novos talentos”, pontuou o professor.

Com muito sorrisos, quase noventa jovens subiram ao palco, representando suas escolas, para receberem suas medalhas. Na solenidade, foram premiados as três melhores colocações nas categorias: estadual e nacional. Foram 89 medalhistas estaduais e 24 medalhistas nacionais, que também conquistaram medalhas estaduais. Entre elas, a Ana Carla Silva da Cruz, medalha de ouro na nesta edição da OBMEP, que participa do Centro Timbirense de Matemática (CTM), uma ação de extensão da Universidade realizada em parceria com a Secretaria de Educação do município de Timbiras (Semed).

Para Leonardo, a conquista da Ana Carla é “o resultado de um trabalho que vem sendo muito bem planejado e executado por toda a equipe do CTM e destaco também, importância do poder público municipal em apoiar e financiar projetos dessa natureza”.

Além de alunos, professores e familiares, autoridades de alguns municípios que integram a regional 3 prestigiaram a cerimônia: Pauliane Silva Silveira, secretária municipal de Educação de Paulo Ramos; Diego Mota Belém, secretário municipal de Educação de Presidente Dutra; Maria Sônia Silva Abreu, secretária municipal de Educação de Trizidela; João Barroso, representando a Regional de Educação - SEDUC de Codó; Vanderly Gomes da Silva, secretária municipal de Educação de Codó.

Cerimônia de premiação OBMEP 2023 - Regional 03

Confira o quadro de medalhas da regional 3

Ouro estadual: 10

Prata estadual: 18

Bronze estadual: 61

Total de 89 medalhistas estaduais

Ouro nacional: 4

Prata nacional: 6

Bronze nacional: 14

Total de 24 medalhistas nacionais

Sobre a OBMEP

Criada e realizada pelo IMPA, com apoio da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM), a competição é promovida com recursos do Ministério da Educação (MEC) e do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI). Destinada a estudantes do 6º ano do Fundamental ao 3º ano do Médio, a OBMEP estimula o estudo da Matemática e identifica jovens talentos da disciplina. Outros objetivos da iniciativa são promover a inclusão social por meio da difusão do conhecimento e contribuir para a melhoria da qualidade da educação básica, permitindo que mais alunos brasileiros acessem material didático de qualidade.

A OBMEP reúne, anualmente, mais de 18 milhões de alunos de escolas públicas e privadas em 99,8% dos municípios do país.

Com informações da OBMEP

Por: Ingrid Trindade