UFMA sedia evento da Embrapa Cocais que discute a inovação social como ferramenta de construção do futuro

publicado: 21/09/2023 17h09, última modificação: 22/09/2023 20h41

“Inovação social como instrumento de inclusão socioprodutiva” foi o tema do terceiro e último debate estratégico que a Embrapa Cocais realizou para definir os rumos da pesquisa agropecuária, que vai orientar o trabalho da Embrapa e os trabalhos do sistema maranhense de pesquisa agropecuária. O evento ocorreu no prédio do Bacharelado Interdisciplinar em Ciência e Tecnologia – BICT da Universidade Federal do Maranhão – UFMA.

“O tema de hoje, que é o da inovação social, propõe colocar as pessoas no centro do processo, que não é um desenvolvimento só tecnológico, mas, fundamentalmente, é um processo de desenvolvimento de pessoas, de comunidades, inclusive, de codesenvolvimento.”, explicou Marco Bomfim, chefe-geral da Embrapa Cocais.

Outros dois temas já tinham sido abordados pelo ciclo de debates foram ”Sistemas produtivos sustentáveis - conservação e geração de valor” e “Bioeconomia - geração de valor e inclusão socioprodutiva”, que trazem as comunidades para esse processo de geração de valor. Todas as três áreas representativas dos novos focos de atuação da Embrapa Cocais diante dos desafios prioritários para a pesquisa e inovação com base nas demandas da sociedade. Os diálogos são feitos por meio de palestras de pesquisadores e gestores de dez unidades da Embrapa e quatro instituições parceiras.

A ideia é que as discussões norteiem a agenda de inovação da Embrapa no Maranhão. “Depois desses diálogos todos, vamos captar todos os sinais. A partir desse grande debate aqui no estado, nós vamos conseguir então fazer um processo aí de definição de estratégias para orientar o nosso futuro, e isso vai ficar disponível também para a sociedade”, afirmou Marco.

Danilo Lopes, diretor de gestão da inovação e serviços tecnológicos da Ageufma, destacou a importância desse debate amplo e participativo. “Esse evento vem para fortalecer tanto a inovação quanto a inclusão social no processo de desenvolvimento tecnológico. A UFMA tem um grande papel na formação de recursos humanos e, com base nessa concepção da inovação social, ela ensina aos seus recursos humanos, que está sendo formado, a atuar no desenvolvimento tecnológico por meio da escuta da sociedade identificando desde as dores iniciais, ouvindo essas comunidades, até o atendimento do mercado no contexto nacional.”, ressaltou Danilo.

Além de delinear as pesquisas agropecuárias para os próximos vinte anos, essas escolhas estratégicas também vão orientar a infraestrutura física da Embrapa Cocais a ser construída nos próximos anos e o perfil de contratação dos novos profissionais no concurso público em 2024.

Por: Ingrid Trindade

Fotos: Ingrid Trindade