UFMA sedia a 3ª reunião presencial da Federação Maranhense de Empresas Juniores

publicado: 16/07/2024 16h28, última modificação: 16/07/2024 16h37
UFMA sedia a 3ª reunião presencial da Federação Maranhense de Empresas Juniores

Palestras e discussões estratégicas marcaram a 3ª reunião presencial da Federação Maranhense de Empresas Juniores (Maju), realizada no início de julho, no Centro Pedagógico Paulo Freire, na Universidade Federal do Maranhão (UFMA), em São Luís.  As reuniões presenciais são momentos de alinhamento, atualização e compartilhamento de conhecimentos e estratégias com o objetivo de qualificar a gestão e integrar as empresas juniores do estado.

Com o intuito de contribuir para o desenvolvimento das empresas juniores da UFMA, tanto na capital quanto no continente, a Universidade tem sido um parceiro na realização dessas reuniões. Nessa 3ª reunião presencial, os participantes discutiram temas importantes para consolidação e progresso das empresas juniores, como processos de funil de vendas; prospecção de clientes e planejamento de resultados anuais.

“A orientação da nossa pró-reitora da Ageufma, Flávia Nascimento, e do nosso reitor, Fernando Carvalho, é de dar o máximo apoio possível, dentro das condições que nós tivermos, às ações da Maju. Nós queremos realmente tornar as empresas juniores da UFMA como elementos de diferenciação da nossa instituição, por representar uma oportunidade para que os nossos alunos já tenham uma visão empreendedora durante o curso, para que, após a sua formatura, eles não fiquem sem saber por onde começar. É entender que a possibilidade de empreender é uma situação real”, declarou Hélio Matos, coordenador de Empresas Juniores.

Com o objetivo da Maju em oferecer aos empresários juniores oportunidades práticas que complementam a teoria aprendida em sala de aula, incentivando o empreendedorismo e a criação de novas soluções inovadoras, fundamental para a formação de profissionais mais completos e preparados para o mercado de trabalho, a presidente da Federação Maranhense de Empresas Juniores, Carolina Veras,  considera o apoio da UFMA à Maranhão Junior crucial por vários motivos.

“A disponibilidade de espaços físicos na Universidade para a realização de reuniões e eventos facilita muito o desenvolvimento das atividades do Movimento Empresa Júnior Maranhense, criando um ambiente propício para o crescimento e a capacitação dos empresários juniores. Outro ponto importante é que os estudantes envolvidos com a Maranhão Junior tendem a estar mais engajados. Esse engajamento pode levar a uma maior retenção e a melhores taxas de conclusão de curso, beneficiando diretamente a universidade. Finalmente, ao apoiar a Maranhão Junior, que tem como missão o desenvolvimento regional, a UFMA reforça seu papel como agente transformador na comunidade. Isso fortalece a missão social da Universidade e destaca seu compromisso com o desenvolvimento econômico e social do Maranhão”, enumerou Carolina.

O Movimento Empresa Júnior (MEJ) tem como missão formar lideranças comprometidas e capazes de transformar o Brasil em um país mais empreendedor, por meio da vivência empresarial. A Maju organiza reuniões presenciais (RPs) e capacitações para fortalecer esse movimento. As RPs são momentos de imersão que geram formação e desenvolvimento para os empresários juniores, abordando temas importantes e criando conexões entre as empresas.

Parcerias para fomentar o empreendedorismo na UFMA

A Universidade Federal do Maranhão, por meio da Ageufma e sua Diretoria de Empreendedorismo, tem se empenhado em fomentar a educação empreendedora e o Movimento Empresa Júnior dentro da comunidade acadêmica, apoiando a realização de reuniões e incentivando a criação de novas empresas juniores, além de consolidar as já existentes.

Nesse contexto, a UFMA tem buscado parcerias contribuir para o desenvolvimento das empresas juniores no sentido mais amplo, como um elemento de desenvolvimento socioeconômico do estado. Uma dessas parcerias é com a Federação Maranhense de Empresas Juniores.

“A parceria com a Maju acontece muito nessa busca de relacionamento, de entender as necessidades das empresas juniores e em que a Universidade pode contribuir para o desenvolvimento das empresas juniores. Nós, aqui da Diretoria de Empreendedorismo, temos uma visão, uma preocupação muito forte de contribuir para o desenvolvimento socioeconômico do nosso estado. Então, a orientação dada é que nós possamos pensar, não só a UFMA em São Luís, mas possamos pensar e agir na UFMA Balsas, UFMA Chapadinha, UFMA Pinheiros, UFMA São Bernardo, em todas as outras unidades da UFMA, de forma integrada, para que o que nós fazemos aqui possamos realizar também nos nossos outros câmpus”, explicou o Hélio Matos, coordenador de Empresas Juniores.

O Sebrae também é um potencial parceiro, com o objetivo de abordar as noções básicas e de como o empreendedorismo pode atuar dentro das diferentes áreas de formação da UFMA.

“Nós precisamos entender que o empreendedorismo é uma visão não apenas econômica, mas uma visão social e ambiental, então o que nós estamos tentando colocar é que nós precisamos desenvolver a visão empreendedora mas considerando as particularidades de cada câmpus e de cada tipo de formação, não que você venha a montar uma empresa, mas o que é que a minha visão empreendedora contribui para a minha formação profissional? Isso é importante”, concluiu Hélio.

Por: Ingrid Trindade