UFMA sedia 2º Seminário de Acompanhamento PDPG na Amazônia Legal e o Seminário de Acompanhamento do Procad Amazônia Legal

publicado: 14/09/2023 13h04, última modificação: 14/09/2023 16h04

Na manhã dessa quarta-feira, 13, o Câmpus São Luís recebeu, no Complexo Fábrica Santa Amélia, a abertura do 2º Seminário de Acompanhamento do Programa de Desenvolvimento da Pós-Graduação (PDPG) na Amazônia Legal e do Seminário de Acompanhamento do Programa de Cooperação Acadêmica (Procad) Amazônia Legal.

O evento é realizado anualmente com o apoio do Governo Federal, da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), da Universidade Estadual do Maranhão (Uema), do Instituto Federal do Maranhão (Ifma) e do Programa de Desenvolvimento da Pós-Graduação na Amazônia Legal e destaca a importância de unir esforços para enriquecer o cenário acadêmico, sendo, dessa forma, um espaço de troca de conhecimentos e que objetiva impulsionar a criação de redes de colaboração e o intercâmbio de informações essenciais para o desenvolvimento da pós-graduação stricto sensu no Brasil.

A professora Flávia Raquel Fernandes do Nascimento, na ocasião ocupando o cargo de pró-reitora em exercício da agencia de inovação, empreendedorismo, pesquisa, pós-graduação e internacionalização (Ageufma), em discurso, pontuou sobre as ações da Capes em incentivo às pós-graduações e a importância desse evento. “Nossa pós-graduação é bastante jovem, tendo sua evolução praticamente de 2007 para cá, e caminhamos muito até começar a ter uma curva de crescimento exponencial nas nossas notas e no crescimento dos doutorados. Não tenho dúvida de que projetos como esses foram grandes indutores desse desenvolvimento que tem sido feito de forma muito salutar”, comentou.

Laerte Guimarães Ferreira, diretor de programas de bolsas da Capes, definiu o evento como de grande importância, e para a Capes em particular. “Nesse evento, são apresentados os resultados de duas ações muito importantes para a consolidação da pós-graduação da chamada Amazônia Legal. Temos a apresentação de um seminário do programa PDPG Amazônia Legal e temos também o encerramento de uma outra iniciativa importante da Capes, que é o Procad Amazônia. Dessa forma, não veremos apenas os resultados desses investimentos feitos pela Capes nesses dois programas, mas, principalmente, teremos a oportunidade de entendermos um pouco das demandas específicas dos programas de pós-graduação na Amazônia Legal”, expôs.

O pró-reitor de pesquisa, pós-graduação e inovação do Ifma e reitor em exercício, professor Rogério de Mesquita Telles, durante sua fala, destacou a importância dos programas de pós-graduação na região da Amazônia Legal, e, voltando a sua fala aos pesquisadores e gestores presentes, afirmou que, apesar das dificuldades enfrentadas, esses programas são fundamentais para o desenvolvimento da pesquisa e da região. O pró-reitor também ressaltou a existência de assimetrias culturais e regionais e enfatizou a importância de não abandonar essas realidades e buscar soluções para promover a igualdade de oportunidades.

O professor Walter Canales, reitor da Uema, enfatizou o desenvolvimento da pós-graduação e a satisfação na contribuição dos pró-reitores e reitores, além da proximidade e iniciativas da Capes após o período pandêmico. “Sentimo-nos contemplados quando tratamos de sinergia e parceria e agora, no final, com prestação de contas e de investimento em equipamentos. Então isso nos deixa muito felizes pois creio que todos aqui dividimos as mesmas angústias vividas em questões orçamentárias e incentivo à pesquisa de pós-graduação do sistema federal nesses últimos anos. Hoje estamos nessa retomada, e essas palavras são palavras de alento e muito animadoras para todos nós com certeza”, declarou.

Para João Carlos Gomes, docente da Universidade Federal de Rondônia, o evento é significativo, principalmente depois de, como definiu, um momento de negação da ciência em que a pesquisa e a graduação não foram tão bem atendidas. “Este é um momento importante para um reencontro com a Capes e, acima de tudo, para avaliar o andamento do projeto Procad Amazônia que nós desenvolvemos na universidade”, afirmou.

Gerusa Araújo Quintão, docente na Universidade Federal do Amazonas e coordenadora do programa de pós-graduação em imunologia básica e aplicada da universidade, comentou sobre a importância do evento no sentido de trazer acompanhamento aos projetos realizados. “O nosso projeto engloba quatro programas diferentes que trabalham juntos, e esses recursos possibilitam a melhoria desses programas e sua consolidação, melhorando as notas, aumentar as publicações, e as interações entre os pesquisadores”, finalizou.

Por: Juan Terra

Fotos: Gabriel Jansen