UFMA se torna parceira do Projeto Ecalfor, que visa melhorar a formação pedagógico-disciplinar dos professores da América Latina e no Caribe

publicado: 28/09/2021 12h23, última modificação: 28/09/2021 18h59

A Universidade Federal do Maranhão se tornou parceira do Projeto de Avaliação da Formação do Professorado na América Latina e no Caribe: Garantia da Qualidade dos Títulos de Educação (Ecalfor), que visa aperfeiçoar a formação pedagógico-disciplinar dos professores da América Latina e no Caribe. O projeto, na UFMA, visa harmonizar os processos formativos da Universidade por meio de um acordo bilateral de cooperação internacional com a Universidade de Granada (UGR), na Espanha.

O Ecalfor tem por objetivo realizar o diagnóstico sobre a qualidade da formação de professores do ensino obrigatório (fundamental e médio) em diferentes instituições de ensino superior; conceber, aplicar e melhorar os sistemas e protocolos de garantia das qualificações universitárias para a formação do professorado; realizar uma análise das características e da qualidade da formação dos futuros professores; e adaptar os protocolos de garantia de qualidade dos cursos de formação de professores em instituições de ensino superior da América Latina e no Caribe.

O projeto foi elaborado ao longo de 2020 por um grupo de pesquisadores da área da educação que representa um consórcio formado por 19 instituições acadêmicas de nove países da Europa, América Latina e Caribe, sendo financiado pela União Europeia e coordenado pela Universidade de Granada. O Ecalfor foi oficialmente iniciado em fevereiro de 2021, e a equipe institucional foi formada por professores da UFMA, entre eles, Ricieri Carlini, Lucinete Marques, Maria Alice Melo, Mariana Guelero do Vale e João Batista Bottentuit.

Para o coordenador institucional do Ecalfor e professor do Programa de Pós-Graduação em Cultura e Sociedade (PGCult), Ricieri Carlini, essa parceria entre a UFMA e o Projeto é de suma importância para que se possa garantir a qualidade de ensino dos cursos superiores vinculados e para avançar a comparação e homologação internacional na geração da outorga de títulos de professor da educação obrigatória. “Essa parceria vai nos dar a oportunidade de conhecer mais profundamente a realidade educacional de diferentes países e, com isso, poder refletir melhor sobre a nossa própria realidade”, comentou.

Ele ainda acrescentou que a parceria entre o projeto e a Universidade foi formada pelo fato de o coordenador geral do Ecalfor, Oswaldo Quiles, já ter o conhecimento das atividades realizadas na UFMA. “O convite para participação no Ecalfor, um ambicioso projeto com 19 instituições, é resultado da confiança que o professor Oswaldo deposita no trabalho sério que é desenvolvido na Universidade Federal do Maranhão”, completou.

Por: Hugo Oliveira

Produção: Laís Costa