UFMA reúne COE e faz balanço da situação da pandemia

publicado: 11/05/2021 12h20, última modificação: 11/05/2021 18h54
Reunião do COE para avaliar cenário da pandemia.jpeg

Na manhã dessa segunda-feira, 10, a Universidade Federal do Maranhão reuniu o Comitê Operativo de Emergência de Crise (COE-UFMA) para fazer um balanço e avaliar os cenários sobre a crise da covid-19 no estado.

Estiveram presentes o reitor Natalino Salgado, presidente do COE; o vice-reitor, Marcos Fábio Belo Matos, vice-presidente; a superintendente do HU-UFMA, Joyce Lages; pró-reitores, superintendentes e diretores, chefes de departamento e demais gestores.

O professor Natalino Salgado abriu a reunião, agradecendo a presença de todos e explicando a necessidade de se fazer, no âmbito da UFMA, a análise do cenário da pandemia. Na sequência, convidou o professor Antônio Augusto Moura da Silva, epidemiologista, professor da UFMA e membro do COE, para fazer um panorama das condições da covid-19, em nível estadual.

Em sua análise, o docente destacou os números de casos de contaminação e óbitos. Ele avaliou a diminuição de testagens e analisou os indicadores usados para aferir os números da pandemia no Maranhão, como os números de internações. Também fez uma análise das vacinas que são disponibilizadas e sua eficácia e das variantes do vírus que circulam no país. “Nenhuma variante atualmente em circulação no Brasil consegue inativar de forma importante nenhuma das vacinas que estão sendo aplicadas aqui”, atestou Antônio Augusto Moura.

Perguntado pelo reitor se, tendo em vista o cenário apresentado, seria viável manter o contexto das atividades remotas da universidade, o professor Antonio Augusto avaliou que, hoje, os riscos de transmissão ainda são elevados. “Há muito poucas medidas restritivas postas em prática pelos governantes. A população se cansou de ficar em casa, e a vacinação ainda é muito baixa. Se fosse para fazer uma indicação técnica, eu diria que ainda é muito mais para manter o ensino remoto do que para fazer algo presencial”, avaliou.

Logo após, houve manifestação de alguns presentes à reunião, perguntas e respostas, agradecimentos pela análise do professor Antônio Augusto e apoio às suas avaliações.

Sobre o COE

O Comitê Operativo de Emergência de Crise é a entidade criada pela Reitoria, por meio da Portaria GR 189/2020, de 16 de março de 2020, para o acompanhamento das ações da UFMA no enfrentamento da covid-19. Ele é formado por membros da universidade, do HU-UFMA e também da Secretaria Municipal de Saúde de São Luís. Sua principal função é assessorar a gestão superior da UFMA na tomada de decisões acerca do funcionamento da Universidade no contexto da pandemia. O COE se reúne sempre que solicitado pelo seu presidente.

Por: Marcos Fábio Belo Matos