UFMA renova Programa de Gestão e Desempenho para servidores técnico-administrativos (TAEs)

publicado: 14/07/2023 11h33, última modificação: 17/07/2023 21h40

Na tarde dessa quinta-feira, 13, o reitor da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), Natalino Salgado, assinou a portaria que garante, por mais um ano, a manutenção do Programa de Gestão e Desempenho (PGD) para servidores técnico-administrativos (TAEs). Durante a reunião, o reitor assinou o documento que oficializa a nova comissão do programa, que é composta por administradores, assistentes em administração, analistas de tecnologia e informação, técnicos em assunto educacionais, técnicos de laboratório e secretários executivos.

O PGD é o instrumento de gestão que disciplina o desenvolvimento e a mensuração das atividades realizadas pelos seus participantes, com foco na entrega por resultados e na qualidade dos serviços prestados à sociedade, podendo o servidor ou a servidora, a partir do aceite de sua unidade administrativa, aderir ou não ao programa. Cada programa tem um sistema próprio no qual o PGD é registrado e acompanhado pelo Sistema Program de Gestão (SISGP).

O programa foi implementado na UFMA em julho de 2022 e regulamentado pela Portaria GR Nº 385/2022. Visa oferecer ao servidor qualidade de vida ao servidor. Esse formato de trabalho traz ainda outras vantagens aos funcionários e à instituição, como atrair novos servidores e manter os que já fazem parte da UFMA; o desenvolvimento da motivação e comprometimento; o aumento da produtividade e da qualidade das entregas dos serviços; maior eficiência e busca por resultados; entre outros.

A pró-reitora de gestão de pessoas, Marília Valente, reforça a importância do PGD para a comunidade acadêmica. “Este programa visa a beneficiar os servidores técnico-administrativos com a possibilidade da realização de trabalhos, sob a forma de home office, uma vez que há uma modalidade que o servidor pode ficar parcialmente em trabalho presencial e trabalho a distância, e isso traz benefícios para os servidores como qualidade de vida, racionalização do seu tempo de trabalho, evita retrabalho e garante benefícios também para toda a comunidade. Esse programa, ainda, está em consonância com a proposta do governo federal em inserir as instituições em um ambiente digital”, destaca.

Desde sua implementação, cerca de 760 servidores da instituição aderiram ao programa. São duas modalidades de trabalho: regime de execução teletrabalho (integral e parcial) e regime de execução presencial.

Para a renovação do PGD, foi realizada uma pesquisa de avaliação com os gestores de cada departamento e com os servidores que aderiram ao programa. Os resultados apontam um cenário positivo, apontando alto grau de comprometimento com o trabalho, efetividade no alcance das metas e resultados, qualidade de vida, maior produtividade entre outros aspectos. Confira aqui o relatório de ambientação.

Ao final da avaliação, a média de nota alcançada foi de 9,85 para o PGD, garantindo, assim, o continuamento do programa na instituição. Por essa razão, foi assinada pelo reitor Natalino Salgado a Portaria nº 833/2023, que renova, por mais um ano, as atividades e define a nova comissão que vai acompanhar o processo.

A Presidente da Comissão de Implantação e Acompanhamento do Programa de Gestão e Desempenho, Graziela Augusta Beltrão, avalia de forma positiva a continuidade do programa. “De acordo com a avaliação e com o período de ambientação, observamos que, no modo geral, os servidores estão atendendo ao que a gente busca no programa de gestão, mantendo a qualidade do serviço e conseguindo ter uma melhor qualidade de vida. A nota que tivemos foi muita positiva, uma nota acima de nove. Hoje, na reunião, foi assinada pelo nosso magnífico reitor a portaria que institui uma nova comissão, que já vem trabalhando. Vamos acompanhar mais de perto, conversar com as chefias dos setores, captar mais integrantes ao programa e obter cada vez mais resultados eficientes” expressa.

O reitor comentou que o programa faz parte do projeto de modernização da Universidade, um compromisso firmado pela sua gestão, visando melhorar alguns processos e assim facilitar a vida acadêmica. “O teletrabalho permitirá melhor qualidade de vida para o funcionário, melhor desempenho do servidor, redução de custos administrativos e maior eficiência”, finaliza.

Por: Sarah Dantas

Fotos: Sarah Dantas