UFMA reinaugura Biblioteca setorial e auditório do Centro de Ciências Sociais (CCSo)

publicado: 17/07/2023 12h37, última modificação: 17/07/2023 20h14

Na sexta-feira, 14, a Universidade Federal do Maranhão realizou a solenidade de reinauguração da Biblioteca Setorial e do Auditório do Centro de Ciências Sociais (CCSo), da Cidade Universitária Dom Delgado. Ambos os espaços encontram-se revitalizados, prontos para atender às necessidades de alunos e professores do Centro.

Na mesa da solenidade, estavam presentes o reitor da UFMA, professor Natalino Salgado Filho; o vice-reitor, professor Marcos Fábio Belo Matos; o pró-reitor de ensino, professor Romildo Sampaio; o superintendente de Infraestrutura, professor Marcos Aurélio Araújo Santos; a Diretora do CCSo, professora Lindalva Martins Maia Maciel; e a diretora da Diretoria Integrada de Bibliotecas, professora Cenidalva Miranda de Sousa Teixeira.

Os discentes, docentes e técnicos da UFMA chegaram à biblioteca renovada por volta das 14 horas. Aquele lugar, que, durante anos, ficou vazio, agora estava repleto de materiais para pesquisa e mesas para estudos. A diretora da Diretoria Geral de Bibliotecas da UFMA, a professora Cenidalva Miranda, afirmou que a entrega da biblioteca de volta à comunidade acadêmica do CCSo lhe traz enorme satisfação. “É um dia importante para nós, de entregar mais uma biblioteca, oferecendo mais um espaço para que os nossos alunos possam estudar com mais qualidade, para os alunos do CCSo e também dos outros centros da Universidade”, ressaltou.

A Diretora do CCSo, professora Lindalva Maciel, ressaltou o empenho da equipe da Superintendência de Infraestrutura da UFMA (Sinfra) na reforma das duas estruturas. “Quero externar meu agradecimento aos pedreiros, carpinteiros, eletricistas, a todas as pessoas que trabalharam para que pudéssemos fazer essa reinauguração. O CCSo é um Centro com matrícula expressiva, e, graças a esses profissionais, pudemos entregar aos nossos alunos e professores uma estrutura confortável, com um acervo moderno, que esperamos que possa atender às expectativas de todos aqui presentes”, afirma a professora.

O nome da biblioteca recém-reformada homenageia o saudoso professor Rubem Rodrigues Ferro. Vítima da pandemia do novo coronavírus, “Rubinho”, como era chamado pelos amigos, foi docente do Departamento de Biblioteconomia, diretor do CCSo e pró-reitor de Extensão entre os anos 1996 e 2020. Já o novo Auditório carrega o nome da professora Dinah Gomes. Lotada no Departamento de Ciências Sociais, Dinah foi a primeira mulher a assumir a gestão do CCSo, além de ter presidido a Fundação Sousândrade entre os anos de 2000 e 2006.

O reitor Natalino Salgado agradeceu a presença de todos na solenidade e reforçou o compromisso da instituição em contribuir com a formação discente e docente. “É com muita alegria que agora devolvemos a biblioteca e o auditório de volta a este centro acadêmico, que é muito especial, que trabalha uma área tão estratégica e importante do conhecimento humano. O CCSo tem um dos melhores programas de Pós-Graduação da Nossa Universidade. Estes espaços pertencem a vocês, e tenho certeza de que vão fazer bom uso deles”, enfatizou.

Confira as fotos:

Inauguração da Biblioteca e Auditório do CCSO - 14-07-23