UFMA receberá cursos do Projeto “Road Show ABGD Huawei Solar”

publicado: 18/07/2022 11h54, última modificação: 18/07/2022 15h53
UFMA receberá cursos do Projeto “Road Show ABGD Huawei Solar”.jpeg

A Cidade Universitária Dom Delgado receberá, no dia 2 de setembro, um caminhão do projeto “Road Show ABGD Huawei Solar”, promovido pela Associação Brasileira de Geração Distribuída (ABGD), em parceria com a Huawei Solar, Risen, S.S.M., Cordeiro e, como apoiadora, a Digital Air, para ministração de cursos.

Nos dias 5, 8 e 9 de setembro, haverá o curso introdutório “Fundamentos e Dimensionamento do Sistema Fotovoltaico”, com duas turmas de 20 alunos, no período da manhã, das 8h às 12h, e da tarde, das 14h às 18h. Já no dia 6, serão realizados um curso integrador e um workshop das 18h30 às 20h30.

A inscrição é gratuita, sendo necessário, no dia do curso, levar 1kg de alimento não-perecível. O público-alvo são técnicos, eletricistas e estudantes de graduação na área da engenharia, que queiram conhecer os passos principais para a instalação de sistemas ou grandes parques e usinas.

O caminhão ficará estacionado no pátio do Instituto de Energia Elétrica (IEE), localizado na rua lateral ao Centro de Ciências Exatas e Tecnologia (CCET). A Universidade já está organizando alguns elementos importantes, que vão desde a logística, como a vinda da carreta, até a segurança, os pontos de ambientação elétrica e água potável.

A participação da UFMA nesse projeto partiu de uma parceria com a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), por ter diversas parcerias nesse sentido. A Unicamp foi procurada pela ABGD para que indicassem parceiros da região Nordeste, e surgiu o convite para a UFMA, por meio da Diretoria de Gestão da Inovação e Serviços Tecnológicos (DIST-UFMA) como interlocutora e do Instituto de Energia Elétrica.

A Federal do Maranhão e a Estadual de Campinas, integram, juntas, o projeto “Microgrids for Efficient, Reliable and Greener Energy (Merge)”, importante contribuição para o Road Show, um projeto que consiste em uma unidade móvel (carreta) totalmente adaptada para oferecer cursos de qualificação para o público local, com foco na educação ambiental e conscientização da população em geral sobre as energias renováveis.

O veículo possui sala de aula e uma casa com cozinha e lavanderia, totalmente equipada, abastecida por um sistema de microgeração de energia fotovoltaica distribuída, que será utilizada para as atividades demonstrativas.

Saiba +

O Road Show ABGD Huawei Solar é uma iniciativa pioneira da Associação Brasileira de Geração Distribuída. O projeto, premiado no Brasil e no exterior, está estruturado em uma carreta, que percorre os quatro cantos do país para levar conhecimento e capacitação em energias renováveis. No primeiro ciclo (2021-2022), o Road Show rodou trinta mil quilômetros, visitou mais de sessenta municípios e capacitou cerca de três mil alunos. Agora, com o patrocínio de empresas parceiras e apoio de instituições governamentais, o projeto acelera para o segundo ciclo.

Por: Hemylly Mendes