UFMA recebe visita do Secretário de Ciências e Tecnologia para o Desenvolvimento Social, Inácio Arruda

publicado: 16/06/2023 14h28, última modificação: 19/06/2023 21h37
O encontro teve por objetivo apresentar ao secretário o andamento das obras do planetário e firmar parcerias

Na tarde dessa quinta-feira, 15, a Universidade Federal do Maranhão (UFMA), por meio do reitor Natalino Salgado, recebeu o Secretário de Ciência e Tecnologia para o Desenvolvimento Social, Inácio Arruda, para apresentar o andamento das obras do Espaço do Firmamento e firmar parcerias, que têm por objetivo a expansão e valorização da educação pública, por meio do ambiente da pesquisa.

A visita contou também com a presença do vice-reitor, Marcos Fábio e do coordenador do Espaço da Ciência e do Firmamento, professor Antônio José Oliveira.

Durante o encontro, o Secretário observou todos os detalhes do andamento das obras da estrutura que abrigará o planetário. “Considero muito importante esta visita e gostaria de agradecer aos professores Natalino e Oliveira a oportunidade de estar aqui e ver o crescimento dessa obra que vai ser espaço de debates no meio cientifico, entre pesquisadores, físicos, profissionais de outras áreas que têm interesse nesse conhecimento, sobretudo as crianças, que adoram vir ao planetário. Termos a oportunidade de concretizar esse trabalho é motivo de alegria, pois, além de se tornar um local de formação, será também espaço para diversão, cultura e entretenimento do nosso povo. O reitor e toda a sua equipe estão fazendo um trabalho de qualidade que envolverá não so a comunidade acadêmica como a população do estado” destaca.

O coordenador do Espaço da Ciência e do Firmamento, professor Antônio José Oliveira, expressou a importância do espaço para o conhecimento e os esforços em garantir uma obra de qualidade. “Para nós, inaugurar esse grande empreendimento da Universidade Federal do Maranhão, que é composto por auditório, planetário e salões de exposições, é de grande relevância, pois amplia o ensino da nossa Universidade. A visita do secretário reforça o que já foi alinhado anteriormente com a visita da Ministra de Ciência e Tecnologia, que é fazer a funcionalidade do Espaço da Ciência e do Firmamento”, ressalta.

O reitor da Universidade, Natalino Salgado, também destacou o compromisso em entregar para toda a comunidade um espaço que servirá de qualificação dos profissionais assim como para a sociedade no geral, por meio de jovens estudantes.

Por: Sarah Dantas

Fotos: Sarah Dantas