UFMA recebe visita do presidente da Empresa Brasileira de Comunicações

publicado: 09/02/2024 14h37, última modificação: 09/02/2024 15h53
UFMA recebe visita do presidente da Empresa Brasileira de Comunicações

A comunicação pública e a parceria entre a Universidade Federal do Maranhão (UFMA) e a Empresa Brasil de Comunicação (EBC) foram as pautas da reunião entre a gestão superior da UFMA e o diretor-presidente da EBC, Jean Lima, que ocorreu na manhã desta sexta-feira, 9. O encontro ocorre no momento em que a Rede Nacional de Comunicação Pública está em expansão, por meio de acordos de cooperação entre a EBC e as universidades federais.

Para o reitor da UFMA, Fernando Carvalho, a visita do presidente da EBC sinaliza uma parceria futura entre as instituições, que deve alavancar o alcance das informações compartilhadas à sociedade. “Nós estamos recebendo a visita do presidente da Empresa Brasil de Comunicação, Jean Lima, exatamente para que a gente possa efetuar uma grande parceria com a TV Brasil. Com essa parceria, nós vamos ter um alcance maior em todo o Brasil, e isso vai fazer com que a gente apresente toda a nossa produção científica e tecnológica, mostrando que a Universidade está participando ativamente no desenvolvimento do nosso estado e do nosso país”, declarou o reitor.

Segundo Jean Lima, as parcerias com as Instituições Federais de Ensino Superior são estratégicas para o fortalecimento da comunicação pública e para a difusão de conteúdo científico, o que se torna fundamental num contexto de combate as fake news. “A gente está num processo de fortalecimento da comunicação pública, e essa parceria é o resultado disso: fortalecer a comunicação pública por meio das universidades. As universidades têm acesso ao interior do país, então a parceria com a UFMA, que a gente vai consolidar, visa à comunicação pública chegar a população”, pontuou o diretor-presidente.

Visita do Presidente da EBC à UFMA - 09.02.2024

Uma outra estratégia da EBC com as parcerias é a interiorização, fazer a comunicação pública chegar até a população. Nesse contexto, a parceria com a UFMA ganha um papel estratégico, uma vez que o Càmpus de Imperatriz, recentemente, ganhou a concessão de sinais de rádio e TV universitários.

Josie Bastos, diretora da Radio Universidade e superintendente de Comunicação e Eventos em exercício, celebrou o início dessa parceria e os benefícios que trará. “O senhor Jean, que é o diretor presidente, certamente, virá em outros momentos para conhecer melhor a estrutura técnica da TV UFMA, já que a ideia é firmar essa parceria com a TV UFMA, e, posteriormente, irmos a Imperatriz, já que nós temos o sinal para rádio e TV em Imperatriz e, certamente, vamos aproveitar essa parceria para que a gente possa também ampliar a estrutura de lá”, disse Josie Bastos.

Além de conhecer a equipe da gestão superior e a estrutura de comunicação da UFMA, o presidente Jean Lima visitou as instalações da TV UFMA e da Rádio Universidade. “A TV UFMA tem uma estrutura muito boa e uma equipe muito qualificada. Para a gente, é muito gratificante essa parceria e ter a oportunidade de ter a UFMA do nosso lado, produzindo conteúdo regional, produzindo conteúdo que dê acesso da população à produção científica, que a comunidade também possa pautar a comunidade científica com temas importantes e relevantes para a população, então, gostei muito da visita aqui e quero agradecer muito toda a equipe por ter me recebido, pela hospitalidade e por ter conhecido a estrutura”, concluiu Jean ao final da vista à UFMA.

Saiba mais sobre as parcerias a EBC com as universidades

Em outubro de 2023, a Empresa Brasil de Comunicação assinou acordos de cooperação com 32 universidades federais, promovendo a maior expansão da história da Rede Nacional de Comunicação Pública. Com os acordos firmados, 51 novas emissoras de rádio e outros 49 canais de TV juntaram-se ao sistema, totalizando 91 emissoras e 118 canais. A UFMA foi uma das universidades que assinaram acordos de parceria com a EBC para a expansão da Rede Nacional de Comunicação Pública.

Por: Ingrid Trindade

Fotos: Gabriel Jansen