UFMA recebe representante do Consulado Geral dos Estados Unidos

publicado: 06/11/2022 09h04, última modificação: 17/11/2022 10h19
UFMA recebe representante do Consulado Geral dos Estados Unidos.jpg

Na sexta-feira, 4, o vice-reitor da UFMA, professor Marcos Fábio Belo Matos, recebeu o representante do Consulado Geral dos Estados Unidos, localizado na cidade de Recife, Stuart Alan Pichler, que veio à universidade, a convite do reitor Natalino Salgado Filho. A reunião teve por objetivo estreitar os laços com o Consulado Americano, que recentemente aprovou, por meio de edital, o financiamento de projetos em instituições de oito estados do Nordeste, entre as quais a UFMA foi uma das selecionadas.

Estavam presentes também o Diretor Geral da Diretoria de Internacionalização (DIN) Francisco Sávio Mendes Sinfronio, a pró-reitora de Extensão e Cultura Zefinha Bentivi, a diretora de Extensão Li Chang Shuen, além de representantes de programas de Extensão e professores da Cidade Universitária Dom Delgado, e dos câmpus de Chapadinha e Bacabal.

Na reunião, foram discutidas possibilidades de futuras parcerias, fomentação de projetos e intercâmbio com instituições norte americanas de ensino, a fim de promover a Internacionalização da UFMA. “Hoje temos uma visão macro da nossa relação internacional, e nossa diretoria faz esse link entre as diferentes áreas (Ensino, Pesquisa, Pós-Graduação e Extensão). Atualmente, temos observado a extensão adentrando nossos projetos, muitos já internacionais. A UFMA tem tentado ultrapassar essas barreiras, mas sentimos ainda um distanciamento com os Estados Unidos", afirmou.

A professora Zefinha Bentivi parabenizou a iniciativa, que possui um olhar voltado para as ciências humanas no Consulado Americano, o qual há um setor específico para educação e cultura, onde Stuart atua. Ela comentou o processo de Internacionalização do Festival Guarnicê de Cinema, que, desde a pandemia, teve que adaptar ao formato híbrido, alcançando 42 países por meio de exibições remotas, e sinalizou o interesse da universidade em estender o alcance do Festival, por meio de uma parcerias com instituições americanas, algo que já vem sendo feito com outros países. "São 46 anos de Festival Guarnicê de Cinema. É o 3º mais antigo festival de Cinema do Brasil e o único a não parar durante a pandemia. Ao contrário, expandiu-se. Colocamo-nos à disposição de vocês e vamos trabalhar para que faça os outros encontros", ressaltou.

Reunião com o Cônsul dos EUA - 04-11-22

Segundo o representante do Consulado, o encontro deixou uma impressão muito positiva da Universidade. "A reunião foi muito produtiva. Levarei muitas ideias para os outros gestores em Recife, pensando em ampliar nossa parceria nas universidades federais. O Consulado prioriza as instituições públicas para ações de educação e cultura, e vemos muito potencial com a Universidade Federal do Maranhão. Já temos projetos junto à UFMA na área da língua inglesa, na formação de professores da rede estadual, mas agora foram discutidas outras possibilidades, na área de Cinema, de tecnologia. Eu senti uma presença grande de Pró-reitorias, de departamentos, senti-me muito bem acolhido e já tenho uma vontade de concretizar mesmo as ideias", ponderou.

Saiba +

Estabelecido em 1815, o Consulado Geral dos Estados Unidos no Recife é o posto de representação diplomática dos EUA mais antigo no Brasil.

Os EUA têm mantido relações diplomáticas com a região Nordeste do Brasil por mais tempo que quase qualquer outro lugar do mundo. Desde a chegada do primeiro cônsul Samuel Voorhees, o Consulado dos EUA atua em diversas áreas nos estados de Sergipe, Alagoas, Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Norte, Ceará, Piauí e Maranhão.

Por: Orlando Ezon

Produção: Alan Veras