UFMA recebe o II Congresso Internacional do Ecalfor

publicado: 01/12/2023 11h59, última modificação: 03/12/2023 23h47
UFMA recebe o II Congresso Internacional do Ecalfor

Nessa quinta-feira, 30 de novembro, foi realizada a abertura do II Congresso Internacional do Ecalfor, no Auditório da Reitoria, Câmpus São Luís. O congresso, realizado pela Diretoria de Desenvolvimento de Ensino de Graduação (DIDEG) e pela Pró-Reitoria de Ensino (PROEN), tem como intuito promover um fórum aberto para a reflexão, o debate e a abordagem científica das questões mais preocupantes da atualidade, visando oferecer perspectivas e resoluções.

O Congresso integra ações realizadas pela Ecalfor (Evaluación de la formación del profesorado en América Latina y Caribe. Garantía de la calidad de los títulos de educación), programa internacional conduzido pela Universidade de Granada que tem por objetivo alinhar-se com as necessidades estratégicas do ensino superior na América Latina e no Caribe para a formação de professores do ensino obrigatório.

Representando o reitor Fernando Carvalho, a Pró-reitora da Agência de Inovação, Empreendedorismo, Pesquisa, Pós-Graduação e Internacionalização (Ageufma), Flávia Raquel Fernandes do Nascimento, na ocasião, explica que o momento possibilita um ambiente em que pesquisadores de diversas universidades, não só do Brasil, possam apresentar os frutos de seus trabalhos, além de delinear novas linhas de pesquisa e compartilhar não apenas seus esforços, mas também sua paixão e entusiasmo.

“Este fórum proporciona a todos nós a oportunidade de compartilhar reflexões, contribuições de pesquisa e conhecimentos, enriquecendo não apenas a nós mesmos, mas também os demais, e colaborando para oferecer soluções cruciais à nossa sociedade. Essa troca promove a aproximação e o fortalecimento dos laços entre professores de instituições europeias, brasileiras e de um extenso número de outras universidades na América Latina e no Caribe, além de estabelecer conexões significativas com membros de instituições de ensino superior internacionais”, expôs Flávia.

O professor Romildo Martins Sampaio, Pró-reitor de Ensino, analisa que esse evento tem sua importância por tratar de uma série de temas ligados à educação superior, como ingresso e permanência nas instituições, além de evasão e retenção, que, como ressalta, são pertinentes ao trabalho da pró-reitoria. “Temos o privilégio de poder ter pessoas que trabalham com essas temáticas e que lidam com isso como objetos de pesquisa, trazendo seus resultados para esse evento. Por isso, para a universidade, é extremamente relevante”, expressou.

O coordenador geral do Ecalfor, professor Oswaldo Lorenzo Quiles, da Univesidad de Granada, em discurso, ressaltou a natureza colaborativa, horizontal e participativa do projeto que integra diversas instituições da América do Sul e do Caribe, como o compromisso do projeto com o desenvolvimento, preocupando-se em como se podem transpor os resultados alcançados no projeto, para a melhoria da qualidade de vida dos grupos mais vulneráveis da sociedade.

O coordenador regional do Ecalfor, Ricieri Carlini Zorzal, da UFMA, revelou que o congresso é resultado das atividades de um projeto interinstitucional integrado pela UFMA e que engloba vinte instituições de nove países da Europa, América Latina e Caribe tendo como principal objetivo harmonizar a formação do corpo docente nessas instituições. “É um grande êxito. Poder juntar pessoas de culturas tão distintas, com formações educacionais tão variadas e poder discutir com essas pessoas maneiras de melhorar a garantia da qualidade nessas instituições tem sido uma experiência muito, muito engrandecedora, para mim e para a Universidade”, declarou.

Por: Juan Terra

Produção: Bruna Castro