UFMA recebe etapa regional da Olimpíada Brasileira de Robótica

publicado: 28/08/2023 13h05, última modificação: 01/09/2023 09h47
UFMA recebe etapa regional da Olimpíada Brasileira de Robótica

O Centro de Convenções do Câmpus Dom Delgado, recebeu, nessa sexta, 25, a fase estadual da Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR). A iniciativa ocorre anualmente destinando-se a todos os alunos do território nacional, sejam eles de escolas públicas ou privadas, do ensino fundamental, médio ou técnico, além de ser uma iniciativa pública, gratuita e sem fins lucrativos que utiliza a temática da robótica para estimular jovens a seguir carreiras científico-tecnológicas, identificar jovens talentosos, e promover debates e atualizações no ensino brasileiro.

Dividindo-se entre provas práticas e teóricas, a olimpíada procura adequar-se tanto ao público de escolas que já têm contato com a robótica educacional quanto à sociedade que tem interesse na temática. As atividades ocorrem por meio de competições práticas, com robôs, e provas teóricas que abordam problemas na questão da robótica que possam ser solucionados por meio de ferramentas e conceitos compreendidos no currículo escolar básico, como ciências, matemática e linguagens.

A representante estadual da competição, professora Ana Lúcia Zandomeneghi, do Bacharelado Interdisciplinar em Ciência e Tecnologia (BICT), ressaltou o aumento significativo de equipes inscritas em todo o estado. Com quase mais de oitenta equipes confirmadas, Ana Lúcia explica que essa é uma oportunidade a todas elas demonstrarem quanto podem se destacar.

“É uma competição mesmo dentro das próprias equipes, onde tentam sempre superar suas dificuldades, identificar onde precisam melhorar, as deficiências dos seus equipamentos, e um contribui com o outro. Aqui, além de ter esse conhecimento da robótica, que é muito forte, eles desenvolvem outras habilidades, como a questão do trabalho em grupo, do compartilhar desse conhecimento e, ao fim, o ganho ou não da competição”, pontuou

O professor Marcos Aurélio Araújo Santos, diretor do prédio do bacharelado e um dos organizadores do evento conta que, momentos como esses, ao seu ver, aproxima e aprimora práticas extensionistas na UFMA. “Esse é um projeto que desperta o interesse dos alunos para a área da robótica, e devido a projetos como esse o maranhão tem tido destaque nacional e internacional. Esse também, é um momento onde esses estudantes podem se aproximar da universidade e realizar práticas de extensão, entre a escola e universidade”, definiu.

O professor Igo Torres Lima, coordenador do BICT, reafirmou o apoio total do bacharelado na realização do evento. “Aqui podemos visualizar muitas crianças e adolescentes participando dessa competição. Isso é muito importante para despertar curiosidade nos estudantes para a área da robótica. O nosso curso em especial, juntamente com as demais engenharias do segundo ciclo, tem atuado fortemente nessa área. Por isso estamos bem satisfeitos com a adesão da comunidade, dos discentes do nosso curso, que se fazem presentes como árbitros e juízes, e desses jovens que, possivelmente, poderão também se tornar estudantes do Bacharelado”, destacou.

Olimpíadas Brasileira De Robótica

Pedro Henrique do Carmo Pinheiro, discente do 2º ano de informática do Instituto Federal do Maranhão (Ifma) do Câmpus Pinheiro, descreveu a oportunidade de participar da competição como muito boa, pois nunca tinha vindo à capital, e, a seu ver, é ótimo poder aproveitar o ambiente e ganhar experiência para os próximos anos.

Isabelle Chagas, da equipe Dayse Droid, do Centro Educa Mais Dayse Galvão, escola responsável por enviar seis alunos ao mundial de robótica realizado na Alemanha no último mês, definiu suas expectativas como muito boas. “Viemos nos preparando já há alguns meses e estamos fazendo o melhor que a gente pode. Em todas as competições que participamos, a gente vai com bastante ânimo, dedicação e foco”, afirma.

O professor da equipe Dayse Droid, Jerryson Serejo, conta que o projeto já é desenvolvido há alguns anos. Ele surgiu com intuito de tentar levar a robótica para a escola e usá-la de forma educativa, muitos alunos gostaram, e começaram a ter destaque em sala de aula. “Usamos isso como um motivo para alavancar as notas e melhorar o desempenho dos alunos. O projeto vem dando frutos, tanto que, neste ano, disputamos o mundial na Alemanha no mês de julho e conseguimos trazer uma posição no pódio desse mundial”, finalizou.

Por: Juan Terra

Produção: Alan Veras