UFMA recebe etapa estadual da Olimpíada Brasileira de Robótica

publicado: 29/08/2022 12h41, última modificação: 30/08/2022 19h40

Cinco anos atrás, Joel Henrique Brandão, do município de Santa Rita, a 74 km da capital maranhense, era ainda um estudante do ensino fundamental, com 13 anos de idade, quando participou, pela primeira vez, da etapa estadual da Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR) pela Escola Presidente Vargas. De lá pra cá, participou mais uma vez e ganhou a etapa estadual, fez intercâmbio no Canadá, quando foi aluno do Instituto Estadual do Maranhão – Unidade Bacabeira, voltou fluente em inglês e hoje é discente do curso do Bacharelado Interdisciplinar em Ciência e Tecnologia do Câmpus São Luís, sonhando em fazer seu Trabalho de Conclusão de Curso no tema da robótica educacional – que justamente garantiu ainda bem jovem seu foco de carreira – e até se especializar em mecatrônica.

Histórias como essa continuaram a ser escritas e iniciadas na etapa estadual de 2022, realizada na sexta-feira, 26, no Centro de Convenções da Cidade Universitária, em que a UFMA concedeu não só o espaço físico, mas também a equipe organizadora, máscaras a todas as equipes, logística, álcool em gel, entre outros. Recebendo alunos de escolas de todas as regiões do Maranhão em três categorias – nível 0, com alunos do fundamental menor; nível 1, com estudantes do 6º ao 8º ano; e nível 2, de discentes do 9º do fundamental ao 3º do ensino médio –, a competição teve como grandes vencedores as equipes ESJBKids, CMT1 – Diamente e ESBJ Chefia, que representarão o estado na etapa nacional, em outubro.

Olimpíada Brasileira de Robótica - etapa MA - 26-08-2022

Durante a disputa, os estudantes tiveram que apresentar e acompanhar robôs autônomos previamente programados para realizarem movimentos de resgate de pessoas com simulações de ambiente hostil, com lombadas, buracos, redutores de velocidade, entre outros, cuja avaliação consiste em análise da inteligência artificial dos robôs e suas respectivas tomadas de decisões. A Universidade Federal do Maranhão sedia a etapa estadual desde 2015, fato que orgulha a professora Ana Lúcia Zandomeneghi, do Bacharelado Interdisciplinar em Ciência e Tecnologia do Câmpus São Luís.

“A importância da OBR vai muito além, pois a robótica será uma disciplina obrigatória tanto do ensino fundamental quanto do ensino médio. A OBR desperta o interesse para o desenvolvimento da ciência, algo ultranecessário para este tempo, além de estimular nos jovens a cooperação, a organização e o conhecimento da área tecnológica, abrangendo programação, manutenção e produção de equipamentos. Há alunos que montaram uma impressora 3D com sucata para produzir peças para os robôs deles. Nós não podemos perder o talento destes alunos, porque são nossos cientistas”, pontuou a docente.

Tiago Gomes, coordenador de Inovação da Secretaria de Estado Educação (Seduc), informou que 49 escolas participaram da etapa estadual da OBR, entre escolas públicas e privadas de educação parcial e integral, além de outras escolas que levaram estudantes na sexta-feira para visitar e analisar o evento. O vice-reitor Marcos Fábio Belo Matos e o reitor Natalino Salgado estiveram no local para acompanhar os jovens cientistas pela manhã e pela tarde cada um, respectivamente. O vice-reitor destacou a realização da etapa estadual e a relevância para a educação no estado.

“Esses meninos e meninas hoje serão nossos alunos num futuro bem próximo. Nós, como Universidade, desde cedo já incentivamos a produção tecnológica, científica, em que a instituição acaba sendo indutora do desenvolvimento da ciência e tecnologia do Maranhão, em que esses estudantes possivelmente serão alunos de graduação dos vários cursos que temos, sobretudo nessa área tecnológica e de impulsionamento da ciência e tecnologia. Este evento tem muita importância para o desenvolvimento do estado”, realçou Marcos Fábio.

Por: Luciano Santos

Fotos: Bruno Goulart