Notícias

UFMA recebe deputados federais para discutir investimentos na educação superior

publicado: 18/04/2023 15h33, última modificação: 21/04/2023 08h52
Reunião teve como objetivo falar sobre emendas parlamentares para a realização de diversos projetos da Universidade
UFMA recebe bancada federal maranhense para discutir investimentos na educação superior

Expansão e valorização do ensino superior estadual. Esse foi um dos focos de vários assuntos abordados durante encontro com parlamentares da bancada maranhense, em evento organizado pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Na oportunidade, o reitor da UFMA, professor Natalino Salgado Filho, recebeu, no Palácio Cristo Rei, na segunda-feira, 17, os deputados federais Márcio Jerry, Pastor Gil e Duarte Júnior, para dialogar sobre investimentos de emendas parlamentares para a realização de diversos projetos da Universidade.

Estiveram presentes também no evento o secretário da Casa Civil, ex-prefeito de Imperatriz, Sebastião Madeira, representando o governador Carlos Brandão, o vice-reitor, Marcos Fábio Belo Matos, o diretor do Centro de Ciências de Imperatriz, Leonardo Hunaldo dos Santos, Superintendente de Infraestrutura da UFMA em Imperatriz, Marco Antônio Gehlen, o diretor do Centro de Ciências de Grajaú - CCG, Aluísio José Fernandes Júnior, o diretor do Centro de Ciências de Imperatriz - CCIM, Leonardo Hunaldo dos Santos, a diretora do Centro de Ciências de Balsas - CCBl, Gisélia Brito dos Santos, além do presidente da Gasmar, Allan Kardec Barros; o presidente da Fapema, Nordman Wall; o presidente da Fecomércio, Mauricio Feijó; o diretor Regional do Senac no Maranhão, José Ahirton Batista Lopes; a diretora Regional do Sesc, Rutineia Amaral Monteiro e o conselheiro do TCE Joaquim Washington Luiz de Oliveira. 

De acordo com o reitor Natalino Salgado Filho, o evento foi uma reunião de trabalho com autoridades da indústria, pró-reitores, lideranças acadêmicas, diretores dos Centros do sul do Maranhão e lideranças estudantis. O principal intuito foi discutir as possibilidades de liberação de mais recursos federais para a Universidade, para melhorar não só a infraestrutura dos centros acadêmicos no estado, mas também concluir obras e realizar demais melhorias e criação de novos cursos. 

“Esta conversa foi planejada pensando também na sociedade maranhense. Pois a Universidade trabalha diretamente também com a comunidade. Nós estamos com diversas propostas, como o projeto da Universidade do Sul do Maranhão, que é uma aspiração daquela região e que a Universidade já aprovou e reunirá os câmpus de Grajaú, Balsas e Imperatriz para se constituir. Muitos deputados já lutaram por isto. Não é de hoje”, pontuou o reitor. 

Além do projeto da Universidade do Sul do Maranhão, o reitor elencou ainda outros projetos da UFMA e a atuação para buscar recursos com o novo governo federal, entre outras alternativas. 

“Nós estamos com uma previsão de inauguração do Centro de Balsas, a possibilidade da criação da nova Universidade e também com uma compensação para nossa Universidade com a criação de dois novos câmpus: Câmpus de Cururupu, com área tecnológica voltada para a pesca; e Câmpus de Alcântara, na área tecnológica voltada para a área espacial. Nós temos outros projetos, como o de fortalecimento das Engenharias, também a criação de novos cursos em Grajaú e de um curso de licenciatura voltado para a população indígena”, concluiu Natalino Salgado. 

Para o deputado federal Duarte Junior, investir na educação superior é investir na qualidade de vida das pessoas, pois a Universidade forma profissionais que atuarão na sociedade, com serviços qualificados para todos. “Nós voltamos a ter no Brasil uma gestão que cuida da educação brasileira em todos os níveis. É com muita alegria que a gente vê a retomada dos investimentos nas universidades federais, nos institutos, no país inteiro, no ensino tecnológico. Enfim, uma retomada dessa política pública tão essencial para que nós possamos ter um projeto nacional de desenvolvimento. É nessa perspectiva e nesse contexto que estou muito confiante de que nós haveremos de ter uma nova Universidade Federal do Maranhão para atender à região tocantina e o sul do estado e a outros projetos que vão beneficiar a todos”, destacou o parlamentar.

Criação da Universidade do Sul do Maranhão

O projeto de criação da Universidade do Sul do Maranhão ainda é uma proposta que tem sido a luta de diversas entidades dessa região, com apoio da classe política. No evento, o deputado federal Márcio Jerry manifestou seu empenho em buscar recursos para que este grande projeto seja realidade.

“Sou ex-aluno da UFMA. Conheço de perto os serviços prestados na gestão do professor Natalino Salgado e essa seriedade com que ele administra a Universidade Federal do Maranhão, que incentiva que a bancada federal queira canalizar recursos para a UFMA, porque passa a nos dar a certeza de que esses recursos serão os instrumentos necessários para garantir resultados e garantir direitos. Agora, o projeto essencial, que é a Federal do Sul, conta com o nosso apoio. Vamos buscar, junto ao Ministério da Educação, esse apoio, inclusive a presença do presidente Lula para inauguração do Câmpus de Balsas e, claro, garantir mais recursos, garantir mais resultados dentro da Universidade Federal do Maranhão e garantir melhoria no processo de ensino e aprendizagem”, frisou.

Para o diretor do Centro de Ciências de Imperatriz, Leonardo Hunaldo dos Santos, é de grande importância para a expansão do ensino superior a criação desta nova Universidade e avaliou como positivo o encontro com os deputados e demais representantes da educação no estado.

“Ficamos muito felizes com esse encontro de hoje com a bancada maranhense, a convite do nosso reitor. Ficamos muito felizes por o reitor estar puxando esse movimento da nova federal da região sul do Maranhão (Imperatriz, Balsas e Grajaú). Particularmente falando de Imperatriz, onde a gente já tem cinco cursos de mestrado, um de doutorado e nove de graduação, a gente espera que essa divisão traga ainda mais recursos, para que possamos ampliar e abrir novos câmpus, não apenas em Imperatriz, Balsas e Grajaú, mas também em algumas cidades que já tem interesse em abrir câmpus da UFMA, como Açailândia, Estreito e outras cidades da região”, finalizou. 

 

 

Por: Aline Alencar

Revisão: Jáder Cavalcante

Fotos: Raul Monteiro

registrado em: