UFMA recebe 210 estudantes para programa piloto de mobilidade virtual entre instituições federais

publicado: 09/02/2021 10h27, última modificação: 10/02/2021 09h46
1 | 4
2 | 4
3 | 4
4 | 4

O anúncio de que a Universidade Federal do Maranhão recebeu 210 inscrições para o Programa de Mobilidade Virtual em Rede de Instituições Federais de Ensino Superior (Promover) foi feito pela Pró-Reitora de Ensino (Proen) da UFMA, Isabel Ibarra, em coletiva de imprensa por videoconferência realizada na segunda-feira, 8. O programa é proposto pela Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes) e possibilitará a mobilidade acadêmica entre a UFMA e as universidades federais de Goiás (UFG), Rio Grande (FURG) e do Sul da Bahia (UFSB), em que estudantes vão cursar disciplinas/componentes curriculares nos cursos de graduação das instituições de ensino superior participantes.

Durante a coletiva, a pró-reitora explicou o andamento do Promover na UFMA. “Até aqui, 210 estudantes já foram classificados e aprovados, e estamos recebendo os documentos exigidos no edital para fazer a matrícula e cadastrá-los no Sigaa. Esta semana, também, promoveremos a acolhida desses estudantes, buscando estreitar os laços entre eles e a nossa comunidade acadêmica”, contou.

Isabel Ibarra também acrescentou dados sobre o programa na UFMA. “A Proen se reuniu com os diretores de centros, chefes de departamentos e coordenadores de cursos, e apresentamos a proposta do Promover. Dessa forma, deixamos que os professores se voluntariassem para participar do Programa. Nós ofertamos 83 disciplinas para essa edição, e dessas 59 tiveram estudantes inscritos”, revelou.

Para o reitor Natalino Salgado, o Programa fortalecerá o desenvolvimento de intercâmbio de saberes. “O estudante poderá fazer uma mobilidade virtual entre diferentes instituições federais ao mesmo tempo em que, acredito, promoverá uma amplitude de conhecimento técnico por meio da diversidade de conhecimento e da expertise de outros professores das universidades conveniadas, e isso terá um reflexo na qualidade do ensino”, analisou.

Inscrições

A coletiva foi promovida pela Andifes e ainda contou com a presença de reitores e pró-reitores da Universidade Federal de Goiás (UFG), Universidade Federal do Rio Grande (FURG) e da Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB), além de estudantes. Durante uma hora e meia, eles explicaram como vai funcionar o Programa e tiraram dúvidas de jornalistas.

O presidente da Andifes e reitor da UFG, Edward Madureira, ressaltou que a UFMA e FURG já encerraram as matrículas para o Promover na semana passada, mas, se o estudante tiver interesse em se inscrever em alguma disciplina da UFSB e UFG, as matrículas estão abertas e se encerram hoje, 8.

“O projeto está recebendo as inscrições para 340 disciplinas, distribuídas nas quatro universidades, totalizando 2.240 vagas ofertadas aos estudantes. Nós estamos integrando as instituições federais, com o intuito de ter a circulação e cooperação de saberes e resultados, buscando o aprendizado mútuo e formando uma grande rede com as universidades federais”, esclareceu.

Por: Maiara Pacheco