UFMA realiza trabalho voltado para o Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes, que será aplicado no dia 14 de novembro deste ano

publicado: 06/08/2021 18h47, última modificação: 06/08/2021 21h31

O Enade voltará este ano: após deixar de ser realizado em 2020 por conta das ações de combate ao coronavírus, o Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes já tem data marcada: dia 14 de novembro de 2021. Na UFMA, a prova será feita por estudantes de 32 cursos de bacharelado, licenciatura e a distância dos câmpus de São Luís, Bacabal, Chapadinha, Codó, Pinheiro e Imperatriz.

Serão avaliados os cursos presenciais do Câmpus São Luís em Bacharelado em Ciência da Computação; a Licenciatura e o Bacharelado em Ciências Biológicas; a Licenciatura e o Bacharelado em Ciências Sociais; Bacharelado em Design; a Licenciatura e o Bacharelado em Educação Física; a Licenciatura e o Bacharelado em Geografia; a Licenciatura e o Bacharelado em Química; a Licenciatura em Artes Visuais; Licenciatura em Filosofia; Licenciatura em Física, Licenciatura em Matemática; Licenciatura em História; Letras – Inglês; Letras – Espanhol; Licenciatura em Música; e Pedagogia.

Do Câmpus de Chapadinha, será avaliada a Licenciatura em Ciências Biológicas; do Câmpus de Pinheiro, a Licenciatura em Educação Física; do Câmpus de Bacabal, o curso de Letras; do Câmpus Imperatriz, a graduação em Pedagogia; e do Câmpus de Codó, o curso de Pedagogia. Também prestarão o exame os alunos dos cursos de educação a distância das licenciaturas em Artes Visuais; Ciências Biológicas; Computação – Informática; Física; Letras; Matemática; Pedagogia e Química.

O procurador Educacional Institucional da UFMA, Romildo Sampaio, destacou que Universidade dá continuidade ao trabalho voltado ao Enade que é realizado por vários setores, em que credita a evolução dos conceitos e dos indicadores de qualidade dos cursos ao longo dos anos também a esse engajamento. Apesar do calendário do Enade ter se atrasado devido ao contexto de pandemia, tendo a publicação do edital sido feita somente em julho deste ano, as ações foram iniciadas imediatamente.

Com o acesso ao edital, no dia 15 de julho, começamos o trabalho, capitaneado pela Pró-Reitoria de Ensino, envolvendo a Procuradoria Educacional Institucional e as coordenações de todos os cursos que serão avaliados neste ano. Já tivemos duas reuniões com todos os coordenadores, que já acessaram o sistema Enade e começaram as inscrições dos alunos ingressantes e concluintes. Também foi iniciada uma campanha de comunicação para o Enade, e todo esse trabalho vai ser capilarizado para o âmbito de cada curso: a ideia é que envolva os docentes, alcance os alunos esclarecendo sobre a importância do Exame, então tudo isso culminará com o acolhimento dos alunos no dia da prova, em 14 de novembro”, detalhou.

Saiba mais

O Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes avalia o rendimento dos concluintes dos cursos de graduação em relação aos conteúdos programáticos previstos nas diretrizes curriculares dos cursos, o desenvolvimento de competências e as habilidades necessárias ao aprofundamento da formação geral e profissional, e o nível de atualização dos estudantes com relação à realidade brasileira e mundial.

Aplicado pelo Inep desde 2004, o Enade integra o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes), composto também pela Avaliação de cursos de graduação e pela Avaliação Institucional. Juntos, formam o tripé avaliativo que permite conhecer a qualidade dos cursos e das instituições de educação superior brasileiras. Os resultados do Enade, aliados às respostas do Questionário do Estudante (que também será aplicado este ano), são insumos para o cálculo dos Indicadores de Qualidade da Educação Superior.

A inscrição é obrigatória para estudantes ingressantes e concluintes habilitados de cursos de bacharelado e superiores vinculados às áreas de avaliação da edição. A situação de regularidade do estudante é registrada no histórico escolar.

Serão avaliados, nacionalmente, em 2021, os cursos do Ano II do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes, que abrange os cursos de licenciatura e bacharelado em Ciências Biológicas; Ciências Exatas e da Terra; Linguística, Letras, Artes e áreas afins; Ciências Humanas e Ciências da Saúde com cursos avaliados nos âmbitos das licenciaturas; e cursos superiores de tecnologia nas áreas de Controle e Processos Industriais, Informação e Comunicação, Infraestrutura e Produção Industrial.