Notícias

UFMA realiza plantio de trezentas mudas em comemoração ao Dia Mundial da Água

publicado: 27/03/2024 14h59, última modificação: 27/03/2024 15h03
UFMA promove ação de plantio de mudas em comemoração ao Dia Mundial da Água

Com foco na preservação ambiental e em comemoração ao Dia Mundial da Água, a Universidade Federal do Maranhão (UFMA), por meio do Departamento de Oceanografia e Limnologia (Deoli) e do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento e Meio Ambiente (Prodema), realizou uma ação de plantio de aproximadamente trezentas mudas no Ecomuseu do Sítio do Físico, no sábado, dia 23. A iniciativa contou com a parceria do Rotary Clube, Ibama, Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Naturais (Sema) e Brigada Voluntária Ambiental.

O Sítio do Físico, local escolhido para a ação, é uma área de grande relevância ambiental, que abriga uma diversidade rica de espécies e desempenha um papel fundamental na manutenção do equilíbrio ecológico da região. O plantio de mudas não só contribui para a preservação desse ambiente, mas também fortalece os laços entre a comunidade acadêmica e a sociedade, na busca por soluções sustentáveis para os desafios ambientais.

A iniciativa faz parte de uma série de atividades promovidas pela instituição para destacar a importância da água. De acordo com o vice-reitor da UFMA e professor do Deoli, Leonardo Soares, o plantio de mudas teve como objetivo promover a educação ambiental e a conscientização, especialmente entre as crianças, visando construir um futuro sustentável.

Fizemos uma semana bem ativa de encontros, atividades, diálogos e reflexão sobre os recursos hídricos. Hoje estamos encerrando essa semana com o apoio de diversos parceiros, como o Instituto Ecomuseu do Sítio do Físico, o IBAMA, a Secretaria de Meio Ambiente do Estado, o Batalhão Voluntário Ambiental da PM e cursos de pós-graduação da nossa instituição. Então, estamos aqui hoje fazendo uma ação que é bem expressiva, do plantio de aproximadamente 300 mudas de espécies nativas em torno das nascentes e em áreas que precisam ser recuperadas no Parque Estadual do Bacanga. É uma atividade que tem uma repercussão muito boa na sociedade, porque sabemos que só por meio da educação ambiental e de ações permanentes conseguimos mudar um pouco a concepção das pessoas e também a realidade que a sociedade vive atualmente. As crianças são quem nos motiva. A gente sabe que essa é uma geração que vai nos substituir, então plantar e semear a educação ambiental e a responsabilidade de proteger a natureza é muito importante para nós, como pesquisadores, pois sabemos que vamos colher o resultado também”, destacou.

Durante a atividade, diversas espécies foram plantadas ao redor do sítio com o propósito de fomentar a discussão sobre os recursos hídricos e promover a reflexão sobre práticas sustentáveis que podem ser adotadas no dia a dia. A participação das crianças desempenhou um papel fundamental na conscientização da preservação ambiental, ao estimular nelas a responsabilidade ambiental para um futuro melhor. A brigadista de apenas 10 anos de idade, Quezia dos Santos, da Brigada Voluntária Ambiental, reflete a importância dessa ação.

“Eu me sinto muito feliz em poder estar participando deste momento muito maravilhoso porque a gente está plantando, a gente está criando novas vidas para ajudar no ecossistema, porque as plantas fazem o oxigênio que a gente respira. Então, além de estarmos ajudando as plantas, estamos ajudando a nós mesmos”, pontuou.

A parceria entre as instituições foi fundamental para a iniciativa. O secretário da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Naturais (Sema), Joabson Costa Pinheiro Junior, ressalta que a colaboração entre a UFMA e a SEMA é essencial, trazendo benefícios tanto para o meio ambiente quanto para o aspecto social.

“Eu sempre digo que esses dias são simbólicos. O dia da água é o tempo todo, o dia da árvore é o tempo todo, o dia do meio ambiente é o tempo todo. A UFMA é uma grande parceira da Sema, sempre contribui conosco, nós contribuímos com ela também e quem tem a ganhar com isso é o meio ambiente e o social. Então, estamos aqui para recuperar algumas áreas que, por alguma razão, foram degradadas, ajudar com a questão do sequestro de carbono para que possamos respirar melhor e também contribuir com o nosso futuro, que são as crianças e os jovens que estão aqui participando do evento", salientou.

Dona Maria de Lourdes Neri Mendonça de Sousa, proprietária do Sítio do Físico, também destaca a importância da parceria para garantir maior sustentabilidade e preservação histórica do sítio.

“Todo o trabalho faz parte de um processo de musealização desse espaço, que foi tombado na década de 80, mas que nunca foi feito antes e, quando a gente adquire a propriedade, a gente começa a discutir como trabalhar e encontramos na museologia um instrumento de preservação do patrimônio, de pesquisa, de construção, de organização de acervo e preservação. Então, a gente vem fazendo esse trabalho já desde 2006 e essa parceria com a Universidade tem sido fundamental na realização de pesquisa para nos trazer informações sobre o território. É com essas informações que nós podemos trabalhar na comunidade para conscientizar a comunidade do seu papel na preservação desse lugar, que não é só um sítio pré-histórico com 6.600 anos de ocupação, não é só um sítio colonial com as ruínas do complexo industrial, mas é também um patrimônio natural. Temos aqui vestígios de floresta Amazônica e temos animais silvestres como bicho-preguiça, raposa, tamanduá-mirim e uma infinidade de borboletas, entre tantos outros que vivem aqui conosco”, frisou.  

O evento evidenciou o potencial transformador que a união de esforços em prol do meio ambiente pode ter na construção de um futuro mais sustentável, como afirma a Superintentende do Ibama no Maranhão, Flávia Alves. “É importante estar com a sociedade, com as crianças e fazer com que elas percebam que não há sobrevivência, não terão os filhos deles se a gente não fizer esse trabalho de proteção ambiental. Então, o IBAMA, a UFMA e as outras instituições envolvidas estão fazendo o seu dever, juntando as forças, e rapidinho conseguimos ocupar esse espaço aqui que estava desflorestado dentro da área do Sítio do Físico”, ressaltou.

Além de contribuir para a recuperação e preservação do ambiente local, o plantio de mudas também proporcionou um momento de reflexão sobre a importância de práticas sustentáveis e de cuidado com os recursos naturais.

Plantio de Mudas no Sítio do Físico - 23.03.2024

Por: Sarah Dantas

Fotos: Sarah Dantas

registrado em: