Notícias

UFMA realiza obras de acessibilidade nos prédios dos cursos de Farmácia, Odontologia e Biologia

publicado: 12/03/2021 12h00, última modificação: 12/03/2021 13h53

A Universidade Federal do Maranhão, por meio do contrato N.º 44/2019, em parceria com a Duraes Construções e Reformas Eirelli, realizou a aplicação de pisos táteis direcionais e de alerta nos prédios dos cursos de Farmácia, Odontologia e Biologia do Câmpus São Luís. A obra, iniciada no dia 3 de março e com previsão de conclusão para o dia 23 do mesmo mês, é parte de um plano de acessibilidade para todos os prédios do câmpus.

O arquiteto Paulo Estefan, da Superintendência de Infraestrutura (Sinfra) da UFMA, apontou a importância das instalações. “O piso tátil é um dos itens exigidos na norma NBR 9050/2020 e tem por objetivo assegurar a plena locomoção das pessoas com deficiência visual no interior dos edifícios, de forma autônoma e independente”, explicou, citando a norma de Acessibilidade a Edificações, Mobiliário, Espaços e Equipamentos Urbanos, que garante direitos a dispositivos de acessibilidade em prédios públicos no geral.

O plano de implantação de mobilidade para todos os prédios está em andamento por etapas, sem previsão de conclusão. “O plano de ação inclui a implantação dos componentes de acessibilidade, que são: circulação, sinalização, mobiliário e banheiros. É um planejamento que prevê a execução desses serviços nos prédios da UFMA de forma gradativa. O piso tátil, por exemplo, é um item de acessibilidade que pertence à circulação e é o serviço que está sendo executado no momento”, detalhou o arquiteto.

Por: Andressa Algave

Produção: Marcos Paulo

Revisão: Jáder Cavalcante

registrado em: