UFMA realiza I Amazon Nanobiotec para promover desenvolvimento biotecnológico no Maranhão

publicado: 13/06/2024 14h36, última modificação: 13/06/2024 14h36

A Universidade Federal do Maranhão (UFMA) promove, de 26 a 29 de junho, a I Amazon Nanobiotec, uma escola de verão em formato bootcamp, com o objetivo de promover a formação de recursos humanos e discutir temas essenciais ao desenvolvimento biotecnológico do Estado do Maranhão. O evento será realizado no Centro de Pós-graduação do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS) da UFMA, na Cidade Universitária, das 9h às 17h. A I Amazon Nanobiotec tem como tema o “Uso de nanomateriais para o desenvolvimento de formulações de polifenóis naturais e sintéticos”.

A Amazônia Legal ocupa 58,9% do território brasileiro e inclui o Maranhão, que possui o maior número de municípios abrangidos, com 181 dos 217 totais. Além do bioma Amazônia, o Maranhão também apresenta cobertura significativa dos biomas Caatinga e Cerrado, tornando-o uma zona única de convergência e transição da biodiversidade. Apesar dessas vantagens, o estado ainda carece de investimentos em biotecnologia para alavancar a inovação. A I Amazon Nanobiotec busca suprir essa necessidade, oferecendo um espaço de aprendizado e troca de conhecimentos de alto nível.

O evento tem como público-alvo alunos de pós-graduação matriculados nos PPG da UFMA e instituições parceiras, que desenvolvam projetos de dissertação ou tese relacionados ao tema do curso. As inscrições são gratuitas. Para participar, os interessados devem devem encaminhar por email (renorbio@ufma.br) até 14 de junho de 2024, dados acadêmicos (nome, orientador, PPG de vínculo e título do seu projeto de dissertação ou tese), uma manifestação de interesse explicando porque quer fazer o curso (máximo 150 palavras), acompanhada também de um resumo científico estruturado em inglês (título, autores, filiação, introdução, métodos, resultados, conclusão) de até 250 palavras contendo dados parciais ou totais do seu projeto citado. O curso exige frequência mínima de 75% para certificação.

Acesse aqui a programação completa da I Amazon Nanobiotec.

Por: Lucio Silva/Ageufma