UFMA realiza encontro com o Sindicato dos Jornalistas do Maranhão

publicado: 03/05/2023 15h22, última modificação: 04/05/2023 07h59
UFMA realiza encontro com o Sindicato dos Jornalistas do Maranhão

No dia 20 de abril, representantes da UFMA se reuniram com o Sindicato dos Jornalistas do Maranhão com o objetivo de abordar a defesa da PEC do Diploma para o exercício da profissão e propostas de cursos de capacitação para os profissionais da área. Além disso, também ocorreu a entrega da Comenda do projeto “200 Anos da Imprensa no Maranhão” ao jornalista Douglas Pires da Cunha, no Gabinete da Reitoria.

O projeto “200 Anos da Imprensa no Maranhão” visa resgatar e enaltecer o bicentenário da introdução da imprensa no estado, de forma a proporcionar uma revisitação da memória, tanto do acontecimento em si quanto da trajetória da imprensa nesses dois últimos séculos. Ele foi desenvolvido pela união entre a Universidade Federal do Maranhão, por meio da Diretoria de Comunicação (DCom), da Superintendência de Comunicação e Eventos (SCE) com a Fundação Josué Montello, a Empresa Maranhense de Administração Portuária (Emap) e a Vale.

De acordo com Douglas Cunha, que já foi presidente do Sindicato dos Jornalistas de São Luís, receber a Comenda do projeto tem uma importância muito grande, além de ser uma honra e de uma satisfação enorme. “A Universidade Federal do Maranhão tem uma relação próxima com os jornalistas, por isso resolvemos vir aqui e esclarecer sobre as nossas necessidades, da carência que a categoria tem de uma melhor qualificação”, completou.

Marcos Fábio Belo Matos, vice-reitor da UFMA e professor do Programa de Pós-Graduação em Comunicação (PPGCOM), destacou a relevância da parceria que está sendo iniciada entre a UFMA e o Sindicato dos Jornalistas. “A PEC do Diploma é uma campanha que está sendo levantada pela Federação Nacional dos Jornalistas e pelos sindicatos regionais das cidades, por isso o Sindicato dos Jornalistas de São Luís veio até nós para que pudéssemos ajudar a fortalecer, e é o que faremos”, afirmou.

O presidente do Sindicato dos Jornalistas de São Luís, Leonardo Sampaio, contou que o objetivo principal da visita foi apresentar a reivindicação da categoria junto com a Confederação Nacional dos Jornalistas, que está realizando uma discussão sobre o retorno da PEC do Diploma. “A gente hoje vive numa mídia totalmente polarizada, por esse motivo, a gente precisa mostrar responsabilidade com a sociedade. Uma das nossas metas foi discutir isso, e poder contar com o apoio da UFMA é fundamental neste momento que estamos iniciando”, relatou.

Por: Layane Garcêz

Produção: Alan Veras