UFMA realiza consulta pública para atualização do Plano de Dados Abertos

publicado: 20/10/2021 11h26, última modificação: 20/10/2021 16h59
UFMA realiza consulta pública para atualização do Plano de Dados Abertos.png

A Universidade Federal do Maranhão está realizando, até o dia 12 de novembro, uma consulta pública para atualização do Plano de Dados Abertos (PDA) da UFMA, um documento que orienta a Universidade no processo de publicação de seus dados abertos.

Esses dados devem oferecer padrões mínimos de qualidade para que sejam compreendidos, reutilizados e manipulados, por meio de computadores. Para promover a cultura de transparência pública, conforme o Decreto nº 8.777/2016, as bases de dados disponibilizadas devem ser priorizadas e justificadas nos Planos de Dados Abertos.

Em função de seu potencial, em termos de interesse público, e considerando o grau de relevância para o cidadão previsto na Resolução CGINDA nº 3/2017, deverá ser adotado mecanismo de participação social como audiência pública, consulta pública na internet ou outra estratégia de interação com a sociedade.

Para a atualização do PDA-UFMA, é necessário a participação da comunidade para dar sugestões sobre quais novas bases de dados devem estar em formato aberto e disponíveis no Portal de Dados Abertos da UFMA.

As bases de dados que já estão em formato aberto estão disponíveis, no site dadosabertos.ufma.br. As sugestões podem ser encaminhadas para o e-mail: dgi.ppgt@ufma.br.

Por: DCom