UFMA realiza colação de grau, referente à 2020.1, de 90 discentes do Centro de Ciências Humanas

publicado: 23/03/2021 08h00, última modificação: 23/03/2021 11h46

A Universidade Federal do Maranhão realizou a colação de grau de 90 discentes do Centro de Ciências Humanas (CCH) na sexta-feira, 19, referente ao primeiro semestre de 2020. A cerimônia foi realizada de forma virtual em transmissão pelo YouTube, com estudantes de Artes Visuais, Ciências Sociais, Estudos Africanos e Afro-brasileiros, Filosofia, Geografia, História, Letras, Letras-Libras, Músicas, Psicologia e Teatro. O paraninfo oficial, Pablo Petit Passos Sérvio, professor do curso de Artes Visuais, citou a necessidade de melhoria da sociedade e a importância das Ciências Humanas para o alcance desse objetivo.

“Vivemos juntos e precisamos aprender a viver melhor, com menos desigualdade, valorizando as diferenças, essa é a democracia que precisamos lutar para realizar. São vocês, formandos, nas mais diversas ciências humanas, aqueles que têm o melhor poder de guiar nossa sociedade”, proferiu o docente.

Em seu discurso, a oradora oficial, Lorena Kelly Silva Almeida, estudante do curso de Letras, destacou a expectativa nos futuros profissionais: “Os profissionais que hoje nos tornamos serão dedicados e comprometidos, prontos para o enfrentamento de desafios diários, aptos à realização do trabalho de forma esplêndida, dispostos a assumir responsabilidades que tomam efetivas atitudes diante de diversas circunstâncias. Em suma, excelentes profissionais a desempenharem suas funções com maestria”.

O reitor Natalino Salgado falou das dificuldades que a sociedade tem enfrentado por causa da pandemia e chamou atenção para a responsabilidade da UFMA na melhoria dela. Além disso, encerrou citando o que espera daqueles agora graduados: “Que vocês possam cumprir não só com conhecimento adquirido em cada área que escolheram, em cada profissão que optaram, mas, sobretudo, que tenham compromisso social com nosso país. Coragem e felicidade a todos”.

Assista à colação de grau do CCH completa:

Saiba mais

Na mesa virtual da solenidade estiveram presentes ainda o vice-reitor da Universidade Federal do Maranhão, Marcos Fábio Belo Matos; a pró-reitora de Ensino, Isabel Ibarra Cabrera; o pró-reitor da Agência de Inovação, Empreendedorismo, Pesquisa, Pós-Graduação e Internacionalização, Fernando Carvalho Silva; a pró-reitora de Extensão e Cultura, Josefa Bentivi Andrade; o pró-reitor de Assistência Estudantil, Leonardo Silva Soares; a pró-reitora de Gestão de Pessoas, Marília Cristine Valente Viana; o diretor do Centro de Ciências Humanas, Francisco de Jesus Silva de Sousa; e a superintendente do Hospital Universitário, Joyce Santos Lages.

COLAÇÃO DE GRAU 2020.1 - CCET

Por: Kaio Lima