UFMA realiza colação de grau especial do curso de licenciatura em Geografia do Parfor, referente ao primeiro semestre de 2020, do município de Maracaçumé

publicado: 16/08/2021 16h50, última modificação: 17/08/2021 08h18
1 | 2
2 | 2

Foi realizada, na quinta-feira, 12, a colação de grau especial do Programa de Formação dos Professores da Educação Básica do Plano de Ações e Articulada (Parfor), do curso de Licenciatura em Geografia do município de Maracaçumé, referente ao primeiro semestre de 2020. A cerimônia foi presidida pelo vice-reitor da UFMA, Marcos Fábio Belo Matos, e transmitida ao vivo pelo canal institucional da Universidade no YouTube.

O vice-reitor Marcos Fábio parabenizou os novos graduados. “Em nome da gestão superior da UFMA, parabenizo todos vocês, afinal de contas, num país com tanta desigualdade como o nosso, fazer um curso superior é algo muito importante e que impacta direto na qualidade de vida dos alunos, das alunas e suas famílias. Vocês são agentes de uma transformação educacional que está na base da sociedade, e a UFMA, como instituição promotora, se orgulha muito disso. Comemorem, essa etapa está vencida”.

O paraninfo oficial, Ronaldo Rodrigues Araújo, pontuou sobre o privilégio dos formandos em estudar na UFMA: “Vocês estão se graduando orientados por um corpo docente de excelência, já que fazemos parte e construímos a melhor instituição de ensino do Maranhão. Pública, sim, gratuita, sim, mas não esqueçam: só foi possível por conta do trabalho e suor de inúmeros brasileiros que permitem que um pequeno número da sociedade frequente os bancos de uma universidade. Honrem a eles, honrem a UFMA”.

Josiane Evangelista de Matos, oradora oficial e representante dos formandos do primeiro semestre de 2020, agradeceu a familiares, amigos e professores que os apoiaram durante todo o percurso da graduação, sem esquecer outros nomes, como as gestões passada e atual do município de Maracaçumé, pessoas vitais para que o curso chegasse até a cidade. Além disso, relembrou inúmeros momentos vividos por ela e demais estudantes nos últimos anos.

Saiba mais

A mesa virtual da colação de grau contou ainda com a presença do prefeito de Maracaçumé, Ruzinaldo Guimarães de Melo; o secretário de educação de Maracaçumé, Fladimir França Flores; a diretora de ações especiais, Lorena Carvalho Martiniano de Azevedo; o coordenador geral do Parfor, Carlos de Melo; e a coordenadora local do curso de Geografia, Milca Franco Sousa França.

Assista à cerimônia completa:

Por: Kaio Lima

Produção: Marcos Paulo Albuquerque